Mercados

Bolsa de Tóquio fecha em baixa

A queda ocorreu em meio a preocupações com a zona do euro


	Nikkei: o índice caiu 0,24%
 (Getty Images)

Nikkei: o índice caiu 0,24% (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2015 às 06h46.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em ligeira baixa na primeira sessão de 2015, à medida que alguns investidores optaram por realizar lucros em meio a preocupações com a Europa numa segunda-feira de poucos negócios.

Particularmente, a fraqueza do euro ante o dólar e o iene pesou no sentimento negativo e afetou ações expostas à zona do euro, como as da Canon, Nintendo e Mazda Motor, que recuaram 1,4%, 2,3% e 2,7%, respectivamente.

O índice Nikkei, das ações mais negociadas na capital do Japão, caiu 0,24%, a 17.408,71 pontos, encerrando o dia com perdas pelo terceiro pregão consecutivo.

O apetite por ações no mercado japonês ficou reduzido após o euro atingir mínima em quase nove anos frente ao dólar durante os negócios asiáticos, diante da especulação de que o Banco Central Europeu (BCE) está mais próximo de lançar um programa de compra de bônus soberanos, talvez já no primeiro trimestre.

Também há preocupações com a instabilidade política na Grécia, que na semana passada convocou eleições parlamentares antecipadas.

Destoando na sessão de hoje, a Toshiba avançou 1,2% após notícias de que a empresa está para receber um contrato com valor de cerca de 200 bilhões de yuans para fornecer equipamentos para seis a oito reatores nucleares na China. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Reunião de Lula e Haddad e a escolha de Scott Bessent: os assuntos que movem o mercado

Do dólar ao bitcoin: como o mercado reagiu a indicação de Trump para o Tesouro?

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3