Mercados

Bolsa de Tóquio fecha em alta, com iene estável

As ações da KDDI subiram acentuadamente, fechando em alta de 2,8%, depois que a empresa anunciou o lucro operacional 164,3 bilhões de ienes no terceiro trimestre


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei avançou 0,4%, para 10.866,72 pontos, após uma queda de 0,9% na sessão anterior
 (Kiyoshi Ota/Getty Images)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei avançou 0,4%, para 10.866,72 pontos, após uma queda de 0,9% na sessão anterior (Kiyoshi Ota/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Tóquio - As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em leve alta nesta terça-feira, uma vez que o dólar se manteve relativamente firme contra o iene, atraindo caçadores de pechinchas - voltados para papéis de exportadores, como a Fanuc e a Nissan Motor - enquanto resultados sólidos da KDDI ajudaram a levantar o mercado.

O índice Nikkei avançou 0,4%, para 10.866,72 pontos, após uma queda de 0,9% na sessão anterior.

O volume de negociações foi robusto com 3,47 bilhões de papéis.

As ações abriram a sessão em baixa, pois os investidores continuaram a realizar lucros. No entanto, o Nikkei mudou de curso, subindo 0,6% no intervalo da sessão, pois o dólar parecia estar cada vez mais firme cotado a 90 ienes.

Os exportadores sensíveis à variação do iene e as financeiras foram alvos de amplas compras, com Fanuc recuperando 2,8%, após uma queda de 7,0% na segunda-feira. A Nissan avançou 4,4%.

Na segunda-feira a Nissan e a Toyota Motor registraram vendas recordes em 2012, com o último recuperando o posto de maior fabricante mundial de automóveis ao superar a General Motors.

As ações da KDDI subiram acentuadamente, fechando em alta de 2,8%, depois que a empresa anunciou o lucro operacional 164,3 bilhões de ienes no terceiro trimestre, o que significou uma alta de 40% ante os mesmos três meses de 2011.

A gigante das telecomunicações também elevou sua projeção de lucro operacional para o ano inteiro de 2013 para 505 bilhões de ienes, de 500 bilhões de ienes.

A Caterpillar subiu 2%, depois que a fabricante de máquinas pesadas expressou um otimismo cauteloso sobre as recentes melhorias em indicadores econômicos. A Komatsu avançou 1,3%, enquanto a Hitachi Construction Machinery fechou em alta de 1,6%.

A Sumitomo Mitsui Financial Group liderou o setor financeiro, com um ganho de 4,4%. Uma notícia do jornal Nikkei afirmou que banco deve ter um lucro líquido recorde no ano fiscal em curso, o que animou os investidores. A Mitsubishi UFJ Financial Group e a Mizuho Financial Group terminaram o pregão em alta de 3,8% e 2,9%, respectivamente.

A JFE Holdings liderou os fabricantes de aço com um ganho de 2,8% no quarto dia seguido de compras fortes, após a divulgação dos dados do PMI chinês, na semana passada.

As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Reunião de Lula e Haddad e a escolha de Scott Bessent: os assuntos que movem o mercado

Do dólar ao bitcoin: como o mercado reagiu a indicação de Trump para o Tesouro?

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3