Mercados

Bolsa de Tóquio fecha em alta, com iene estável

As ações da KDDI subiram acentuadamente, fechando em alta de 2,8%, depois que a empresa anunciou o lucro operacional 164,3 bilhões de ienes no terceiro trimestre


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei avançou 0,4%, para 10.866,72 pontos, após uma queda de 0,9% na sessão anterior
 (Kiyoshi Ota/Getty Images)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei avançou 0,4%, para 10.866,72 pontos, após uma queda de 0,9% na sessão anterior (Kiyoshi Ota/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Tóquio - As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em leve alta nesta terça-feira, uma vez que o dólar se manteve relativamente firme contra o iene, atraindo caçadores de pechinchas - voltados para papéis de exportadores, como a Fanuc e a Nissan Motor - enquanto resultados sólidos da KDDI ajudaram a levantar o mercado.

O índice Nikkei avançou 0,4%, para 10.866,72 pontos, após uma queda de 0,9% na sessão anterior.

O volume de negociações foi robusto com 3,47 bilhões de papéis.

As ações abriram a sessão em baixa, pois os investidores continuaram a realizar lucros. No entanto, o Nikkei mudou de curso, subindo 0,6% no intervalo da sessão, pois o dólar parecia estar cada vez mais firme cotado a 90 ienes.

Os exportadores sensíveis à variação do iene e as financeiras foram alvos de amplas compras, com Fanuc recuperando 2,8%, após uma queda de 7,0% na segunda-feira. A Nissan avançou 4,4%.

Na segunda-feira a Nissan e a Toyota Motor registraram vendas recordes em 2012, com o último recuperando o posto de maior fabricante mundial de automóveis ao superar a General Motors.

As ações da KDDI subiram acentuadamente, fechando em alta de 2,8%, depois que a empresa anunciou o lucro operacional 164,3 bilhões de ienes no terceiro trimestre, o que significou uma alta de 40% ante os mesmos três meses de 2011.

A gigante das telecomunicações também elevou sua projeção de lucro operacional para o ano inteiro de 2013 para 505 bilhões de ienes, de 500 bilhões de ienes.

A Caterpillar subiu 2%, depois que a fabricante de máquinas pesadas expressou um otimismo cauteloso sobre as recentes melhorias em indicadores econômicos. A Komatsu avançou 1,3%, enquanto a Hitachi Construction Machinery fechou em alta de 1,6%.

A Sumitomo Mitsui Financial Group liderou o setor financeiro, com um ganho de 4,4%. Uma notícia do jornal Nikkei afirmou que banco deve ter um lucro líquido recorde no ano fiscal em curso, o que animou os investidores. A Mitsubishi UFJ Financial Group e a Mizuho Financial Group terminaram o pregão em alta de 3,8% e 2,9%, respectivamente.

A JFE Holdings liderou os fabricantes de aço com um ganho de 2,8% no quarto dia seguido de compras fortes, após a divulgação dos dados do PMI chinês, na semana passada.

As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

"Falta maturidade para o Brasil ter um BC independente", diz Fernando Siqueira, head da Guide

Bilionário, ex-operador do Lehman Brothers abre empresa de capital de risco

Ibovespa opera em alta aos 126 mil pontos, com certo alívio perante sinalizações de corte de gastos

Tesla deixou os problemas para trás? Investidores acreditam que sim; saiba por quê

Mais na Exame