Mercados

Bolsa de Tóquio cai 2% com temor sobre economia

O índice Nikkei deslizou 173,36 pontos e terminou aos 8.596,23 pontos

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2012 às 08h41.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio teve perdas acentuadas nesta quarta-feira, caindo ao pior nível em mais de dois meses. As preocupações sobre o crescimento econômico global, combinadas com a queda nas vendas da Toyota Motor e de outras montadoras na China, alimentaram uma onda de vendas no mercado amplo. Também pesou a valorização do iene sobre o dólar.

O Nikkei deslizou 173,36 pontos, ou 2%, e terminou aos 8.596,23 pontos, após queda de 1,1% na sessão de terça-feira - foi o pior fechamento desde 3 de agosto. O volume de negociações continuou fraco, com 1,6 bilhão de ações.

"Embora injustamente, as ações japonesas foram prejudicadas na terça-feira pela previsão de um crescimento econômico desolador feita pelo Fundo Monetário Internacional para a região", disse Kenichi Hirano, analista de mercado da Tachibana Securities. "Hoje (quarta-feira), o mercado seguiu a reação ocorrida nas bolsas do exterior ao anúncio do FMI."

Entre os peso pesados, Fast Retailing perdeu 2,4% e Softbank deslizou 3,1%. Toyota liderou a queda entre as montadoras pelo segundo pregão seguido, ao recuar 1,9%. Honda Motor retrocedeu 1,1%, mas Nissan Motor subiu 1,2%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Reunião de Lula e Haddad e a escolha de Scott Bessent: os assuntos que movem o mercado

Do dólar ao bitcoin: como o mercado reagiu a indicação de Trump para o Tesouro?

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3