Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2012 às 08h41.
Tóquio - A Bolsa de Tóquio teve perdas acentuadas nesta quarta-feira, caindo ao pior nível em mais de dois meses. As preocupações sobre o crescimento econômico global, combinadas com a queda nas vendas da Toyota Motor e de outras montadoras na China, alimentaram uma onda de vendas no mercado amplo. Também pesou a valorização do iene sobre o dólar.
O Nikkei deslizou 173,36 pontos, ou 2%, e terminou aos 8.596,23 pontos, após queda de 1,1% na sessão de terça-feira - foi o pior fechamento desde 3 de agosto. O volume de negociações continuou fraco, com 1,6 bilhão de ações.
"Embora injustamente, as ações japonesas foram prejudicadas na terça-feira pela previsão de um crescimento econômico desolador feita pelo Fundo Monetário Internacional para a região", disse Kenichi Hirano, analista de mercado da Tachibana Securities. "Hoje (quarta-feira), o mercado seguiu a reação ocorrida nas bolsas do exterior ao anúncio do FMI."
Entre os peso pesados, Fast Retailing perdeu 2,4% e Softbank deslizou 3,1%. Toyota liderou a queda entre as montadoras pelo segundo pregão seguido, ao recuar 1,9%. Honda Motor retrocedeu 1,1%, mas Nissan Motor subiu 1,2%. As informações são da Dow Jones.