Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 3 de outubro de 2012 às 06h47.
Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em declínio nesta quarta-feira, em meio às incertezas sobre a posição da Espanha em relação a um pacote de resgate. O foco do mercado também mudou para os fracos fundamentos econômicos, derrubando as ações sensíveis à economia do setor de alta tecnologia, como Tokyo Electron, que desabou 3,4%, e Advantest, que despencou 4,9%.
O Nikkei caiu 39,18 pontos, ou 0,5%, e terminou aos 8.746,87 pontos, após queda de 0,1% na sessão de terça-feira. O volume de negociações seguiu baixo, com 1,4 bilhão de ações.
"A chave é a Espanha e como seu plano de resgate será formulado, de forma a ajudar os investidores a recuperarem a confiança", disse Yoshihiro Okumura, gerente geral de pesquisas da Chibagin Asset Management.
Os participantes do pregão também andaram de lado, à espera das reuniões do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco do Japão (BoJ) no final desta semana, embora as expectativas de medidas adicionais de estímulo não sejam altas desta vez, disseram estrategistas de Tóquio. As informações são da Dow Jones.