Mercados

Bolsa de Tóquio cai 0,4% com tensões China-Japão

O índice Nikkei caiu 35,62 pontos e terminou aos 9.123,77 pontos

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2012 às 06h18.

Tóquio - Após o feriado de ontem, a Bolsa de Tóquio fechou em queda nesta terça-feira. As crescentes tensões políticas entre China e Japão, por causa da disputa territorial de ilhas no Mar da China Oriental, e as recentes manifestações antinipônicas na China elevaram as preocupações sobre os lucros em alguns pesos pesados japoneses com significativa produção ou fortes vendas em território chinês, como Fast Retailing e Honda Motor.

O Nikkei caiu 35,62 pontos, ou 0,4%, e terminou aos 9.123,77 pontos, após alta de 1,8% na sessão anterior, ocorrida na sexta-feira. O volume de negociações recuou para 1,8 bilhão de ações.

A varejista de moda Fast Retailing, que tem 145 lojas da Uniqlo na China, desabou 7%. A empresa fechou 16 lojas na segunda-feira e mais 42 lojas hoje. Honda, que suspendeu as operações em cinco unidades no país, recuou 2,5%. Nissan Motor deslizou 5%.

Kenichi Hirano, analista de mercado da Tachibana Securities, disse que as tensões crescentes entre China e Japão são como "nuvens baixas no céu".

No entanto, o mercado recebe suporte das expectativas de que o Banco do Japão vai anunciar medidas de flexibilização adicionais nesta quarta-feira, na esteira do programa de compras de títulos do Federal Reserve anunciado na semana passada. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Estoque global de chips cai após Biden e Trump sinalizarem política mais rígida

Vale (VALE3), produção industrial dos EUA e Livro Bege: o que move o mercado

Ibovespa fecha em queda e encerra maior sequência de alta desde 2018

Galípolo, vendas do varejo nos EUA e Eneva (ENEV3): o que move o mercado

Mais na Exame