Mercados

Bolsa da Grécia despenca e ações de bancos pesam mais

As ações de bancos caíram 30 por cento antes do mecanismo de parada de negócios ser acionado para impedir os investidores de venderem mais


	Bandeira da Grécia: as ações de bancos, que compõem cerca de 20 por cento do índice da Grécia, foram particularmente atingidas
 (John Kolesidis/Reuters)

Bandeira da Grécia: as ações de bancos, que compõem cerca de 20 por cento do índice da Grécia, foram particularmente atingidas (John Kolesidis/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2015 às 13h03.

Atenas - O mercado acionário da Grécia fechou com fortes perdas nesta segunda-feira depois da paralisação de cinco semanas provocada por temores de que o país estava prestes a sair da zona do euro.

As ações de bancos caíram 30 por cento antes do mecanismo de parada de negócios ser acionado para impedir os investidores de venderem mais.

O principal índice da bolsa de Atenas perdeu 16,2 por cento, recuperando-se um pouco depois de mergulhar para quase 23 por cento na abertura dos negócios.

Foi o pior desempenho diário desde pelo menos 1985, quando os registros mais recentes começaram, incluindo a queda de 15 por cento quando Wall Street caiu em 1987.

"O mercado despencou, como esperado", disse operador-chefe da Securities Beta, Takis Zamanis.

As ações de bancos, que compõem cerca de 20 por cento do índice da Grécia, foram particularmente atingidas. O índice geral dos bancos caiu para seu limite diário de 30 por cento.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresCrise gregaEuropaGréciaPiigs

Mais de Mercados

PCE dos EUA, Caged e repercussão do balanço da Vale (VALE3): o que move o mercado

Lucro da Vale (VALE3) supera expectativas e sobe 210%, para US$ 2,76 bilhões

"Mercado precifica cenário de quase crise fiscal no Brasil, que não é verdade", diz Mansueto Almeida

Ibovespa retorna aos 125 mil pontos após IPCA-15 e PIB dos EUA virem acima do esperado

Mais na Exame