Mercados

Bolsa ronda estabilidade em semana com agenda importante

Às 10:03, o Ibovespa subia 0,03 por cento, a 111.159,25 pontos

Ibovespa: índice abre em alta nesta segunda-feira (9) (Cris Faga/Getty Images)

Ibovespa: índice abre em alta nesta segunda-feira (9) (Cris Faga/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 9 de dezembro de 2019 às 10h26.

Última atualização em 9 de dezembro de 2019 às 11h45.

Sã Paulo — O Ibovespa oscila ao redor da estabilidade nesta segunda-feira, com Smiles em destaque na ponta positiva após proposta de incorporação pela controladora Gol, enquanto Marfrig figurava entre as maiores perdas com oferta de ações de pano de fundo.

Às 11:08, o Ibovespa tinha oscilação positiva de 0,02%, a 111.106,96 pontos. O volume financeiro somava 3,28 bilhões de reais.

A sessão também é marcada pelo clima de expectativas, diante de uma semana decisiva para as negociações comercais entre Estados Unidos e China, com o aumento de tarifas dos norte-americanos sobre produtos chineses prevista para iniciar dia 15.

"Acredito que, no curto-prazo, a direção da guerra comercial será o principal vetor para determinar a dinâmica dos ativos de risco", avalia o estrategista Dan Kawa, sócio na TAG Investimentos.

Decisões de política monetária também são esperadas, entre elas a do Federal Reserve e a do Banco Central no Brasil.

"Investidores esperam potenciais catalisadores", afirmou a equipe da XP Investimentos, em nota a clientes, acrescentando que espera manutenção dos juros pelo Fed e corte na taxa Selic para sua nova mínima histórica, a 4,50%.

Destaques

- SMILES ON disparavam 17,2%, após a controladora, a companhia aérea Gol propor uma reestruturação societária que prevê a incorporação dos papéis da empresa de fidelidade de clientes, com prêmio de cerca de 25% ante o fechamento de sexta-feira. GOL PN subia 2,6%.

- VALE ON avançava 1,7%, com forte alta dos preços do minério de ferro na China, que apoiava também papéis de mineradoras na Europa. No setor de siderurgia e mineração, CSN ON ganhava1,1%.

- BTG PACTUAL UNIT subia 2,2%, renovando máximas, conforme agentes financeiros veem os papéis como melhor veículo para se anteciparem ao IPO da XP Investimentos, que deve ser precificado na terça-feira.

- MARFRIG ON perdia 2,2%, em sessão de queda no setor de proteínas na bolsa e tendo no radar anúncio de oferta de ações primária e secundária, que terá, neste caso, o BNDESPar como acionista vendedor.

- PETROBRAS PN cedia e PETROBRAS ON recuavam 0,7% cada, acompanhando a fraqueza dos preços do petróleo no exterior.

- ITAÚ UNIBANCO PN valorizava-se 0,75%, também tendo de pano de fundo o IPO da XP Inc, em que o maior banco privado do país detém participação relevante. No setor, BRADESCO PN caía 0,7% e SANTANDER BRASIL UNIT cedia 0,5%, enquanto BANCO DO BRASIL ON tinha oscilação negativa de 0,04%.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresIbovespa

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol