Mercados

Bitcoin cai mais de 10% com receios sobre regulação de criptomoedas

Bitcoin caiu 11% entre sexta-feira e o início desta segunda-feira, para 9.855 dólares, menor valor desde 2 de julho

Bitcoin tinha subido quase 55% em nove dias depois que o Facebook divulgou seus planos para a criptomoeda libra (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

Bitcoin tinha subido quase 55% em nove dias depois que o Facebook divulgou seus planos para a criptomoeda libra (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de julho de 2019 às 13h14.

Última atualização em 15 de julho de 2019 às 13h20.

O bitcoin caiu mais de 10% no fim de semana, para o menor nível em duas semanas, pressionado por temores sobre uma ofensiva regulatória de autoridades diante dos planos do Facebook para a criação da moeda digital Libra.

O bitcoin caiu 11% entre sexta-feira e o início desta segunda-feira, para 9.855 dólares, menor valor desde 2 de julho. A criptomoeda original despencou 10,4% somente no domingo, a segunda maior queda diária neste ano. No início da tarde desta segunda-feira, a criptomoeda mostrava alta de 4 por cento, a 10.605 dólares.

Políticos e reguladores financeiros de todo o mundo pediram um exame minucioso da libra do Facebook, com preocupações que vão desde proteção do consumidor e privacidade até potenciais riscos sistêmicos, dado o alcance global da gigante de mídia social.

Em um sinal de ampliação da atenção dos Estados Unidos para o assunto, uma proposta para impedir que grandes empresas de tecnologia funcionem como instituições financeiras ou que emitam moedas digitais estava sendo discutida por legisladores democratas norte-americanos, de acordo com uma cópia do projeto de lei visto pela Reuters.

O presidente dos EUA, Donald Trump, criticou na semana passada o bitcoin, a libra e outras criptomoedas, exigindo que as empresas se sujeitem às regulamentações norte-americanas e globais se quiserem "se tornar um banco".

O bitcoin subiu quase 55% em nove dias depois que o Facebook divulgou seus planos para a libra em 18 de junho, atingindo pico em 18 meses de quase 14 mil dólares. O projeto aumentou esperanças entre alguns investidores de que as criptomoedas poderiam ganhar aceitação mais ampla.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpBitcoinLibra (criptomoeda)

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?