Ata do Fed, Locaweb, JHSF, BRF e o que mais move o mercado
Com preocupações sobre retirada de estímulos, mercado mantém cautela antes de ata sobre última decisão monetária dos EUA
Guilherme Guilherme
Publicado em 18 de agosto de 2021 às 07h08.
Última atualização em 18 de agosto de 2021 às 07h26.
O mercado internacional inicia esta quarta-feira, 18, em tom de cautela, com investidores à espera de que a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed) dê pistas sobre o início da retirada de estímulos monetários.
Desde que os últimos dados oficiais do mercado de trabalho americano mostraram uma recuperação mais forte do que a esperada, membros do Fed vem sinalizando a necessidade de reduzir a injeção de liquidez de cerca de 120 bilhões de dólares mensais na economia.
Ata do Fed
“[Caso a ata apresente] uma discussão mais detalhada sobre o ritmo e a composição das compras na reunião de julho, serão mais indícios de que o Fed está se aproximando de anunciar a redução de estímulos”, avaliam analistas do banco ING em relatório.
A expectativa do banco europeu e de parcela do mercado é de que o presidente do Fed, Jerome Powell, apresente mais informações sobre a retirada de estímulos no Simpósio de Jackson Hole, no fim do mês, com o processo tendo início já em outubro. A ata está prevista para às 15h.
Invista com o maior banco de investimentos da América Latina. Abra sua conta no BTG Pactual digital
Inflação na Europa
As pressões para que o Fed reduza o nível de estímulos vem dos altos índices de inflação nos Estados Unidos. O efeito, consequência de políticas adotadas durante a pandemia e da quebra da cadeia produtiva, tem se espalhado por quase todo o mundo. Na Zona do Euro, a inflação ao consumidor, divulgada hoje, saiu de 2% para 2,2%. No Reino Unido, quase todos os índices de preços superaram as estimativas, com o preço ao produtor de bens intermediários chegando a bater 9,9% no acumulado de 12 meses.
Locaweb
A Locaweb (LWSA3) informou ter aprovado o programa de recompra de ações, que terá o objetivo de adquirir até 3 milhões de ações. O programa terá prazo previsto de dois anos, sendo esta quarta a data de início.
O lançamento do programa ocorre mesmo após o papel da companhia ter acumulado mais de 300% de alta desde a estreia, no primeiro trimestre de 2020. Nesse período, a Locaweb ainda realizou uma nova oferta, movimentando quase 3 bilhões de reais. Pela cotação atual da ação, de 22,11, o programa poderá movimentar pouco mais de 66 milhões de reais.
JHSF
Do setor de imóveis de luxo e shopping, a JHSF (JHSF3) deve seguir o mesmo caminho. Com programa de recompra de ações divulgado na última noite, a empresa espera adquirir 28 milhões de ações até fevereiro de 2023. As ações da JHSF acumulam queda de 12,7% no ano. Com o papel cotado a 6,52 reais, a empresa terá que gastar cerca de 180 milhões de reais para recomprar a quantidade prevista de ações.
BRF
A agência reguladora de alimentos da Arábia Saudita desistiu de impor restrições à BRF (BRFS3) que determinava a redução do prazo de validade de frangos in natura congelados e seus cortes, de 1 ano para 3 meses.
Desktop
Recém-chegada a bolsa, a Desktop (DESK3) anunciou a aquisição da Starnet Telecomunicações por 51,5 milhões de reais. Em oferta pública de inicial (IPO, na sigla em inglês), a empresa de banda larga levantou 700 milhões de reais.
"A aquisição da Starnet demonstra a manutenção e continuidade da estratégia de crescimento inorgânico da Companhia por meio de aquisições de ativos que: (i)estejam localizados em áreas geográficas adjacentes à operação atual da Companhia; (ii) que possuam forte dominância em seu mercado de atuação; e (iii) com potencial para continuar o crescimento pós-transação de forma orgânica", afirma a Desktop em fato relevante.