Exame Logo

Ásia: bolsas fecham em alta com PMIs da China

Por Hélio Barboza e Roberto Carlos dos Santos Tóquio - A maior parte das bolsas asiáticas fechou em alta, estimuladas pelos dois indicadores da atividade industrial da China divulgados nesta terça-feira. Os Índices de Gerentes de Compra (PMIs, na sigla em inglês) divulgados pela Federação de Logística e Compra da China (CFLP, na sigla em […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2011 às 06h41.

Por Hélio Barboza e Roberto Carlos dos Santos

Tóquio - A maior parte das bolsas asiáticas fechou em alta, estimuladas pelos dois indicadores da atividade industrial da China divulgados nesta terça-feira. Os Índices de Gerentes de Compra (PMIs, na sigla em inglês) divulgados pela Federação de Logística e Compra da China (CFLP, na sigla em inglês) e pelo HSBC mostraram que a atividade continuou a se expandir do país em fevereiro, embora num ritmo menor, o que diminuiu o temor de um aperto monetário. A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, não teve operações por causa de um feriado.

Veja também

A Bolsa de Hong Kong fechou em alta pelo terceiro dia seguido, acompanhando a tendência dos mercados chineses. O índice Hang Seng avançou 0,25% e fechou aos 23.396,42 pontos.

Na China, a diminuição do temor de novo aperto monetário fez o Xangai Composto ter alta de 0,5%, fechando aos 2.918,92 pontos; enquanto o Shenzhen Composto avançou 0,2%, terminando aos 1.298,87 pontos.

O yuan subiu ligeiramente diante do dólar após o banco central fixar a paridade próxima à mínima histórica. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,5703 yuans, de 6,5716 yuans de segunda-feira e com alta acumulada de 3,9% desde junho, quando a China abandonou efetivamente a âncora cambial. A paridade central foi fixada em 6,5703 yuans, contra 6,5752 yuans na segunda-feira e bem perto da mínima histórica de 6,5705 yuans, fixada em 21 de fevereiro.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em alta, estendendo os 0,68% registrados na sexta-feira. O índice Taiwan Weighted avançou 1,49% e fechou aos 8.727,56 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney encerrou o dia em leve baixa, apesar dos resultados positivos do mercado norte-americano. As quedas das ações de companhias financeiras e de energia neutralizaram os ganhos das mineradoras e de empresas de bens de consumo. O índice S&P/ASX 200 teve baixa de 0,11% e fechou aos 4.826,40 pontos.

A Bolsa de Manila, nas Filipinas, também encerrou o dia em alta. O índice PSE subiu 0,46% e fechou aos 3.784.23 pontos.

A Bolsa de Cingapura teve alta, uma vez que os preços estáveis do petróleo e positivos sinais de levantamentos sobre o crescimento do setor manufatureiro na China amenizaram o sentimento negativo originado das agitações no Oriente Médio e temores sobre mais medidas de aperto da política monetária. O índice Straits Times ganhou 1,9% e fechou aos 3.067,60 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, avançou 1,2% e fechou aos 3.512,61 pontos, ajudado por expectativas de que o banco central vai manter inalterada a taxa de juros em 6,75% na sua reunião de política monetária sexta-feira depois de divulgada benigna inflação de fevereiro.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, valorizou 0,7% e fechou aos 994,48 pontos, em sintonia com os ganhos nas demais bolsas regionais. Papeis de bancos se sobressaíram, uma vez que estavam atrasados em relação ao recente rali do mercado.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,7% e fechou aos 1.502,24 pontos. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame