Exame Logo

As oportunidades na bolsa

Passados 15 dias do impeachment de Dilma Rousseff, o índice Ibovespa está exatamente onde estava no final de agosto – na casa dos 57.900 pontos. Mas analistas são praticamente unânimes em afirmar que, apresentadas as reformas previstas, a economia vai voltar a acelerar e, ato contínuo, as ações vão voltar a subir. Continua sendo, portanto, […]

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2016 às 07h11.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h39.

Passados 15 dias do impeachment de Dilma Rousseff, o índice Ibovespa está exatamente onde estava no final de agosto – na casa dos 57.900 pontos. Mas analistas são praticamente unânimes em afirmar que, apresentadas as reformas previstas, a economia vai voltar a acelerar e, ato contínuo, as ações vão voltar a subir. Continua sendo, portanto, um momento propício para investir – ao menos em empresas que devem se beneficiar das melhoras. Mais quais são elas?

Na noite de quarta-feira, alguns dos maiores investidores brasileiros se reuniram no Insper, em São Paulo, para o lançamento do livro Fora da Curva, e tentaram tirar um pouco do nevoeiro no caminho. Florian Bartunek, fundador da gestora Constellation, afirmou que, antes de mais nada, é preciso lembrar da estratégia de Warrent Buffet – ele tinha uma pilha de papeis de setores que considerava “muito difícil”.

Veja também

Para ele, commodities, neste momento, está na pilha do muito difícil, com as reviravoltas na economia global e as incertezas sobre a China. “Eu me focaria mais no Brasil. As empresas vão ter que voltar a investir”, afirmou. “Eu iria em varejo e negócios ligados à economia doméstica”. Guilherme Affonso Ferreira, fundador da Bahema Participações, concordou, mas afirmou que, tão importante quanto escolher a indústria, é acertar na ação. “Dentro da indústria tem gente boa e ruim, competente e incompetente”, disse. São os competentes, concordam os investidores, que conseguirão navegar melhor mesmo se as incertezas continuarem. Mas se o governo ajudar, ninguém vai reclamar.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame