As 10 maiores bolsas do mundo em capitalização de mercado
A BM&F Bovespa é a 8ª maior bolsa do mundo em capitalização de mercado; a americana NYSE é a maior, com 25% do mercado mundial
Da Redação
Publicado em 2 de novembro de 2012 às 07h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h15.
São Paulo - O Brasil perdeu duas posições no índice de desenvolvimento financeiro em 2012, mostra um relatório do Fórum Econômico Mundial. O documento põe o país na 32ª posição no ranking de 62 países e avalia 7 indicadores (ambiente institucional, de negócios, estabilidade financeira, serviços financeiros bancários, não bancários, mercados financeiros e acesso financeiro). Segundo o texto, o país recuou em atratividade em estabilidade financeira, acesso a serviços e mercados financeiros. Ainda assim, o país goza de um mercado avançado – 4,98 pontos, enquanto o Japão tem 4,93 pontos. A bolsa é a grande responsável por essa posição. A BM&FBovespa ocupa o 8º lugar na lista das 10 maiores, com 1,22 trilhão de dólares em capitalização de mercado (soma do valor de todas ações negociadas). Veja a seguir o ranking das maiores:
Com 11,79 trilhões de dólares de capitalização de mercado, a NYSE Euronext ocupa o primeiro lugar do ranking. A bolsa americana é responsável por 25% do mercado mundial. Em 2011 e 2012, os EUA ficaram na 2ª posição do ranking geral de desenvolvimento financeiro e em 1º lugar nos pilares de serviços financeiros não-bancários e de mercados financeiros.
A bolsa de valores das empresas de tecnologia é a segunda no ranking, com 3,847 trilhões de dólares. O valor de mercado das empresas negociadas na Nasdaq representa 8% da capitalização de mercado mundial.
No 3º lugar, com 3,32 trilhões de dólares que representam7% do mercado mundial, vem a bolsa japonesa. O Japão ficou com a 7ª posição no ranking de desenvolvimento financeiro – uma melhor que no ano passado. A melhora se deu devido a boas pontuações nos pilares de serviços financeiros bancários (3º lugar), serviços financeiros não-bancários (6º) e mercados financeiros (5º).
A bolsa de Londres ocupa a 4ª posição, com 3,26 trilhões de dólares e 7% de participação no mercado mundial. O Reino Unido repetiu o resultado do ano passado e é o 3º no ranking de desenvolvimento financeiro. Segundo o relatório, a força britânica está nos pilares de intermediação financeira, em que ficou com o 2º lugar em serviços financeiros bancários.
A bolsa de Xangai é a 5ª em participação na capitalização do mercado mundial, com 2,35 trilhões de dólares. No ranking de desenvolvimento financeiro, a China caiu 5 posições e ficou com o 23º lugar. A queda pode ser atribuída a piora na pontuação do país nos pilares de serviços financeiros bancários e acesso financeiro, ocasionada pelo crescimento da instabilidade no sistema bancário.
Apesar de ter ficado com a liderança do ranking de desenvolvimento financeiro em 2011 e em 2012, Hong Kong ainda tem pontos fracos relativos aos serviços financeiros não-bancários. As empresas listadas na bolsa somam 2,25 trilhões de dólares de capitalização de mercado, e representam 5% do mercado mundial.
No 7º lugar vem a bolsa canadense, com 1,91 trilhão de dólares e 4% da capitalização do mercado mundial. O Canadá está pelo 3º ano consecutivo na 6ª posição do ranking de desenvolvimento financeiro. O país é forte em termos de intermediação financeira, o que é evidenciado pelo 7º lugar em serviços financeiros não-bancários e 10º em mercados financeiros.
Capitalização de mercado: 1,22 trilhão de dólares
Participação no mercado mundial: 3%
Participação no mercado mundial: 3%
A bolsa australiana é a 9ª maior bolsa, com 1,19 trilhão de dólares de capitalização de mercado – o que representa 3% do mercado mundial. No ranking de desenvolvimento financeiro, a Austrália está na 5ª posição há 3 anos. A área de intermediação financeira é o ponto forte do país, que ficou com o 5º lugar em serviços financeiros não-bancários, 7º lugar em serviços financeiros bancários e 8º em mercados financeiros.
A bolsa alemã é a 10ª colocada entre as maiores bolsas do mundo. Com 1,18 trilhão de dólares em capitalização de mercado, a bolsa tem 2% de participação no mercado mundial. No índice de desenvolvimento financeiro, a Alemanha ficou em 11º lugar – 3 a mais que no ranking de 2011. A subida de posição foi impulsionada por melhoras nos pilares de estabilidade financeira (18º), serviços financeiros bancários (12º) e acesso financeiro (16º).