Mercados

Após dados sobre emprego, Wall Street fecha sexta-feira em queda

Nova York - A Bolsa de Nova York fechou a sexta-feira em queda com o humor dos investidores fortemente abalado por dados decepcionantes divulgados pelo governo americano sobre empregos nos Estados Unidos durante o mês de maio, que alimentaram os temores de uma desaceleração na recuperação econômica. Com isso, o Dow Jones encerrou o pregão […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2011 às 19h53.

Nova York - A Bolsa de Nova York fechou a sexta-feira em queda com o humor dos investidores fortemente abalado por dados decepcionantes divulgados pelo governo americano sobre empregos nos Estados Unidos durante o mês de maio, que alimentaram os temores de uma desaceleração na recuperação econômica. Com isso, o Dow Jones encerrou o pregão em baixa de 0,79% e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, caiu 1,46%.

De acordo com cifras definitivas, o Dow Jones Industrial Average perdeu 97,29 pontos, cotado a 12.151,26 e o Nasdaq recuou 40,53 pontos, a 2.732,78.

O índice ampliado Standard & Poor's 500 recuou 0,97% (12,78 pontos) a 1.300,16, ficando próximo à barreira psicológica dos 1.300 pontos, que foi perdida pelo índice pela última vez em abril.

"Emprego, emprego, emprego. Esta é a chave para a recuperação econômica", disse Lindsey Pieza, da FTN Financial.

O mercado não resistiu à debilidade das cifras oficiais publicadas na sexta-feira, que mostraram a criação de apenas 54.000 novos postos de trabalho em maio, número bastante inferior às previsões do mercado e abaixo também dos níveis médios registrados nos meses anteriores.

"Este dado volta a colocar em discussão a viabilidade da recuperação da economia", indicou Michael James, de Wedbush Morgan Securities.

Como consequência da debilidade das contratações, que foram insuficientes para absorver os novos entrantes no mercado de trabalho, a taxa de desemprego oficial dos Estados Unidos aumentou pelo segundo mês consecutivo e situou-se em 9,1% da população economicamente ativa.

O informe "mina verdadeiramente a confiança dos invesditroes", estimou Pieza.

Segundo os especialistas, a queda só não foi maior porque o mercado apresentou leve recuperação pela manhã após a publicação do índice ISM dos serviços, que mostrou uma aceleração da atividade em maio nos Estados Unidos.

No mercado de obrigações, o rendimento do bônus do tesouro com vencimento para 10 anos recuou a 2,997%, contra 3,030% na quinta-feira à tarde e o bônus de 30 anos foi a 4,231% contra 4,251% na véspera.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Otimismo das ações na China esfria com quebra de expectativa sobre novos estímulos

Escalada de conflito no Oriente Médio faz petróleo Brent ultrapassar US$ 80

Azul firma acordos de R$ 3 bi com arrendadores de aeronaves e fabricantes de equipamentos

Petrobras bate recordes de produção em refinarias no terceiro trimestre de 2024