Ambev anuncia proposta para mudança acionária
A companhia passará de duas espécies de ações (ON e PN) para estrutura única, com ações ordinárias (ON)
Da Redação
Publicado em 13 de maio de 2013 às 10h41.
São Paulo - A Ambev anunciou nesta segunda-feira, 13, a proposta de mudança acionária atual da companhia, que passará de duas espécies de ações (ON e PN) para estrutura única, com ações ordinárias (ON). A proposta de incorporação pela Ambev de todas as ações será submetida aos acionistas, em data ainda não divulgada.
A unificação das espécies de ações faz parte do processo de reorganização societária da empresa, que deixará de chamar Companhia de Bebidas das Américas - Ambev. A Ambev S.A passará a ser a holding e irá absorver a atual Companhia de Bebidas das Américas.
A proposta de mudança simplificará a estrutura societária e aprimorará a governança corporativa, segundo fato relevante divulgado pela companhia. A iniciativa também aumentará a liquidez das ações e a flexibilidade para a gestão da sua estrutura de capital.
O pedido de registro de companhia aberta da Ambev S.A está em análise na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para a emissão na categoria A. Também está em análise na BM&F Bovespa a autorização de listagem para a negociação no segmento tradicional.
Ainda de acordo com o fato relevante, cada ação de emissão da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), ON ou PN, ou ADR, dará direito a cinco ações ordinárias de emissão da Ambev S.A ou cinco ADRs. A unificação das ações em ON dará aos acionistas os mesmos direitos atribuídos aos portadores das ações a serem emitidas pela Ambev S.A.
A Ambev S.A emitirá 5.967.034.980 novas ações ordinárias, nominativas e sem valor nominal, passando seu capital social a ser dividido em 15.659.382.775 ações ordinárias.
Apesar das mudanças, a companhia enfatiza que o Estatuto Social da Ambev S.A permanecerá o mesmo, com exceção à distribuição de dividendos, que passará de 35% para 40% do lucro líquido ajustado do exercício.
A operação será submetida à Assembleia Geral Extraordinária, quando os acionistas minoritários também poderão participar da reunião.