Acompanhe:

Os aumentos de preços se moderaram em grande parte dos distritos avaliados pelo Livro Bege do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Segundo a publicação, o movimento ocorre embora os preços tenham permanecido elevados.

Os custos de frete e remessa diminuíram para muitos, enquanto o custo de vários produtos alimentícios aumentou, indica a pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 29.

Dois distritos citaram o aumento do custo da dívida como um impedimento ao crescimento dos negócios, segundo o Livro Bege.

A maioria dos distritos espera que aumentos moderados de preços continuem no próximo ano, diz a publicação.

Atividade econômica desacelerou

A atividade econômica dos Estados Unidos desacelerou desde outubro de 2023 e as perspectivas para os próximos seis a 12 meses caíram, segundo empresários consultados pelo Fed. O documento é uma espécie de sumário das condições econômicas do país e serve de base para as decisões de política monetária do BC dos EUA.

O relatório apontou também que o crédito ao consumo se manteve saudável, mas alguns bancos registraram alta das inadimplências. Além disso, a atividade industrial foi mista, mas alertou que a perspectiva das indústrias enfraqueceram.

Enquanto isso, as vendas no varejo ficaram mistas e as de itens discricionários e bens duráveis diminuíram, à medida que a pressão de preços pesa nos consumidores.

Já a atividade imobiliária comercial continuou a abrandar e "vários distritos observaram ligeira queda nas vendas residenciais e maiores estoques de casas disponíveis".

Mercado de trabalho

A procura de mão de obra continuou diminuindo nos Estados Unidos uma vez que a maioria dos distritos reportou aumentos estáveis a modestos no emprego global, segundo avaliação que consta no Livro Bege. De acordo com o documento, a maioria dos distritos informou que havia mais candidatos disponíveis e vários observaram que a retenção também melhorou.

No entanto, vários distritos continuaram descrevendo os mercados de trabalho como apertados, com escassez de trabalhadores qualificados. O crescimento salarial permaneceu modesto a moderado na maioria dos distritos, uma vez que muitos descreveram uma diminuição das pressões salariais e vários relataram descidas nos salários iniciais.

Por sua vez, persistiram algumas pressões salariais e houve alguns relatos de dificuldades contínuas em atrair e reter profissionais de elevado desempenho e trabalhadores com competências especializadas, relata o Livro Bege.

(Com Estadão Conteúdo)

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Incêndio no Texas é tão grande que pode ser visto do espaço
Mundo

Incêndio no Texas é tão grande que pode ser visto do espaço

Há um dia

Câmara dos Representantes dos EUA aprova lei de gasto temporário para evitar shutdown
Mundo

Câmara dos Representantes dos EUA aprova lei de gasto temporário para evitar shutdown

Há um dia

PCE: índice de inflação nos EUA mantém queda e vai a 2,4% em janeiro
Economia

PCE: índice de inflação nos EUA mantém queda e vai a 2,4% em janeiro

Há 2 dias

O que se sabe sobre o projeto Maven, o programa militar de IA dos EUA
Inteligência Artificial

O que se sabe sobre o projeto Maven, o programa militar de IA dos EUA

Há 2 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais