Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 16 de outubro de 2012 às 10h07.
Londres - As ações europeias avançavam nesta terça-feira, sustentadas por resultados corporativos nos Estados Unidos acima das expectivas e por esperanças de que a Espanha pode pedir um resgate já no mês que vem.
Às 9h07 (horário de Brasília), o índice das principais europeias FTSEurofirst subia 0,97 por cento, para 1.108 pontos.
"As expectativas de que a Espanha irá pedir um resgate o quanto antes continuam se prolongando, evitando que a maioria dos investidores tomem uma posição muito vendida neste mercado", afirmou um operador de Londres.
Na sexta-feira, fontes afirmaram à Reuters que a Espanha pode solicitar um resgate no mês que vem, enquanto o Financial Times escreveu nesta terça-feira que a Espanha está confortável agora para pedir ajuda.
Nesta manhã, investidores também citavam reportagem de que a Alemanha poderia aliviar sua posição sobre ajuda à Espanha.
Os bancos europeus --expostos aos problemas de dívida da zona do euro-- puxavam o mercado para cima, sustentados também por resultados acima das expectativas do Citigroup divulgados na segunda-feira.
Os investidores esperavam pelos resultados do Goldman Sachs , IBM e Intel ainda hoje, buscando novos sinais dos impactos da desaceleração global nos resultados corporativos.
O Goldman Sachs informou nesta terça-feira que obteve lucro de 2,85 dólares por ação no terceiro trimestre.