Mercados

Bolsas europeias sobem impulsionadas por setor financeiro

Entre as ações do setor financeiro que somaram mais pontos ao índice estavam as do banco de seguros holandês ING, que subiram 3,1%

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2012 às 14h40.

Londres - As ações europeias fecharam em alta nesta sexta-feira, arrastando para o final de semana com volumes baixos graças a outro dia bom para os bancos, com uma tendência de alta técnica ainda intacta, pronta para continuar oferecendo suporte na semana que vem.

O setor financeiro mais amplo, incluindo seguradoras e administradoras de fundos, adicionou mais pontos ao índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300, que fechou em alta de 0,1 por cento, a 1.087 pontos, de acordo com dados preliminares, após um ganho de 1,1 por cento na sessão anterior.

Esse movimento foi direcionado em grande parte pela injeção do Banco Central Europeu (BCE), de mais meio trilhão de euros em financiamentos ao setor bancário, que se somou a uma ação similar em dezembro; reforços de liquidez que têm ajudado a sustentar a demanda por ações.

"A LTRO (operação de refinanciamento de longo prazo) foi extremamente positiva e responsável pelo bom desempenho das ações", disse o gerente de portfólio da provedora de fundos de hedge Stenham Advisors, Jaspal Phull.

"Você está começando a ver mais dispersão entre nomes bons e ruins, apesar de a maior parte do dinheiro estar sendo feita na ponta longa." Embora alguns administradores tivessem começado o ano com mais cautela, "com o passar do tempo, eles começaram a aumentar suas alocações e há definitivamente uma sensação de que eles estão dispostos a tomar mais risco", disse.

Entre as ações do setor financeiro que somaram mais pontos ao índice estavam as do banco de seguros holandês ING, que subiram 3,1 por cento, as do banco de investimentos francês BNP Paribas, em alta de 1,5 por cento, e as do britânico Barclays, que fecharam com valorização de 2,1 por cento.

Em LONDRES, o índice Financial Times caiu 0,34 por cento, a 5.911 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX perdeu 0,29 por cento, para 6.921 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 registrou variação positiva de 0,04 por cento, a 3.501 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib subiu 0,43 por cento, para 16.902 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 expandiu 0,18 por cento, a 8.563 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 teve valorização de 0,56 por cento, para 5.664 pontos.

Mais de Mercados

Musk diz que Tesla (TSLA34) pode lançar direção 100% autônoma na China até o final do ano

Às vésperas da decisão do Copom, Ibovespa opera em queda puxado por commodities

Dez empresas vão disputar 37,5 milhões de barris de petróleo da União

Detalhes sobre contenção de R$ 15 bi, balanço da Microsoft e Caged: o que move o mercado

Mais na Exame