Mercados

Ações europeias recuam com resultados fracos de empresas

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, fechou perto da estabilidade, com 0,06% em terreno negativo, aos 1.038 pontos

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2012 às 13h44.

Londres - As ações europeias fecharam em leve queda nesta quarta-feira, em meio a um início fraco da temporada de resultados do segundo trimestre do setor de automóveis e de luxo. Entretanto, níveis de suporte técnico impediram quedas maiores.

Segundo números preliminares, o índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, fechou perto da estabilidade, com 0,06 por cento em terreno negativo, aos 1.038 pontos. O resultado foi limitado por um suporte técnico na média móvel de 100 dias por volta de 1.033 pontos.

O Burberry Group foi o que mais perdeu entre as blue chips, recuando 7,9 por cento e arrastando outras ações de bens de luxo, como as da rival francesa LVMH.

As notícias também foram ruins para as montadoras, com uma queda nas vendas e uma perspectiva cautelosa da Renault; e para a indústria, com um alerta de lucro da produtora de motores norte-americana Cummins afetando uma série de empresas europeias.

"As pessoas estão ficando preocupadas sobre a saúde dos resultados uma vez que o mercado está bastante sensível aos alertas de lucro", disse o estrategista do Coutts James Butterfill.

Alguns investidores também mostraram-se cautelosos antes da divulgação da ata nesta quarta-feira da reunião de junho do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos).

Há possibilidade de a ata impulsionar o apetite por risco se indicar uma terceira rodada de "quantitative easing" (programa de compra de ativos).

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou com alta de 0,01 por cento, a 5.664 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX ganhou 0,24 por cento, para 6.453 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 caiu 0,57 por cento, a 3.157 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve baixa de 0,05 por cento, para 13.861 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 ganhou 1,17 por cento, a 6.805 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 subiu 0,06 por cento, para 4.797 pontos.

Mais de Mercados

Conselho da Vale (VALE3) elege Gustavo Pimenta como novo presidente da companhia

Petrobras fecha em alta de 9% e ganha R$ 41 bilhões em valor de mercado na bolsa

Proposta pela Paramount pode envolver gigante da tecnologia, diz Bloomberg

Ibovespa fecha em nível recorde puxado por disparada de 9% da Petrobras

Mais na Exame