Exame Logo

Ações da Lupatech sobem após divulgação de acordo de R$ 1,5 bi com a Petrobras

Empresa vai executar serviços de intervenção e recuperação de poços por cinco anos

Funcionários em fábrica da Lupatech, a maior fornecedora de equipamentos e serviços para exploração de petróleo e gás (.)
DR

Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2010 às 11h26.

São Paulo - As ações da Lupatech (LUPA3) são destaque na abertura do pregão desta segunda-feira (7/6) na BM&FBovespa, valorizadas em 5,22%. Os papéis subiram após divulgação, no começo da manhã, de um acordo entre a empresa fornecedora de equipamentos para exploração de petróleo e a Petrobras (PETR3)(PETR4). Segundo comunicado enviado ao mercado, foram assinados dois contratos no valor de  779 milhões de dólares (1,45 bilhão de reais)  para prestação de serviços de intervenção e recuperação de poços e aluguel de plataformas semi-submersíveis.

A rápida reação do mercado levou o preço dos papéis para 22,40 reais, por volta das 10h30. As ações ordinárias da Petrobrás avançavam 0,35% no mesmo horário, negociadas a 33,92 reais, enquanto os papéis preferenciais tinham alta de 0,68%, negociados a 28,45 reais. A Lupatech executará os serviços em áreas de concessão da Petrobras em águas brasileiras, no prazo de cinco anos a partir do início das operações, que podem ser renovados por outros cinco anos.

Para a execução dos serviços, a Lupatech investirá cerca de 100 milhões de dólares na aquisição de equipamentos especializados. "Foi pensando no enorme potencial do mercado brasileiro que nos últimos anos fizemos investimentos de quase 1 bilhão de reais na diversificação da base de serviços e produtos ofertados ao mercado de petróleo e gás", disse o diretor presidente da Lupatech, Nestor Perini, no comunicado.

Veja também

Às 10h30, o Ibovespa operava em terreno negativo, recuando 0,28%.

Leia mais sobre Petrobras e bolsas.

Acompanhe tudo sobre:AçõesCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleoQuímica e petroquímica

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame