Mercados

Wall Street interrompe ganhos com incertezas sobre Grécia

O pregão está volátil nesta quarta-feira, com novas questões sobre o futuro político e econômico grego

Dow Jones e outros índices na bolsa de Nova York, a NYSE (Spencer Platt/Getty Images)

Dow Jones e outros índices na bolsa de Nova York, a NYSE (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2012 às 14h08.

Nova York - As ações norte-americanas interromperam seus ganhos no pregão volátil desta quarta-feira, com o surgimento de novas questões sobre o futuro político e econômico da Grécia.

Às 13h45 (horário de Brasília), o indicador Dow Jones subia 0,25 por cento, a 12.663 pontos, enquanto o S&P 500 tinha valorização de 0,17 por cento, a 1.332 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq ganhava 0,07 por cento, a 2.895 pontos. Alguns temores foram apaziguados na terça-feira, depois de comentários da chanceler alemã, Angela Merkel, sugerirem que a zona do euro estava comprometida em manter a Grécia no grupo.

No entanto, a cautela retornou ao mercado após fontes dizerem à Reuters que o Banco Central Europeu (BCE) interrompeu suas operações de política monetária com alguns bancos gregos, na medida em que sua recapitalizações não estavam tendo sucesso.

"As pessoas estão esperando para ver o que irá acontecer com a Europa. O limite para se tomar algum tipo de ação está se aproximando", disse o gerente de portfólio do Neville, Rodie & Shaw em Nova York, Reed Choate. Temores sobre o futuro político e financeiro da Grécia têm guiado perdas nos mercados acionários, e os comentários de Merkel na coletiva de imprensa com o novo presidente francês, François Hollande, aliviaram parcialmente esses temores.

Pesquisas de opinião mostram que os esquerdistas que se opõem aos termos do resgate que mantêm a Grécia solvente provavelmente vencerão as novas eleições, marcadas para 17 de junho. Os gregos, temendo a desvalorização que se seguiria a uma saída do país da zona do euro, sacaram pelo menos 700 milhões de euros dos bancos na segunda-feira.

Mais de Mercados

A bolsa da América do Sul que pode ser uma das mais beneficiadas pela IA

Ibovespa fecha em queda com incertezas fiscais no radar; dólar sobe para R$ 5,59

Ações da Volvo sobem 7% enquanto investidores aguardam BCE

Reunião de Lula sobre corte de gastos e decisão de juros na Europa: o que move o mercado

Mais na Exame