Exame Logo

Ações Hoje: Positivo, Cetip e Localiza

Confira as análises e recomendações dos analistas nesta segunda-feira

Positivo Informática: longo prazo favorável, curto prazo nem tanto (Marcelo Almeida)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2010 às 18h51.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h39.

São Paulo - O governo pode gastar R$ 213 milhões com a compra de até 600 mil laptops para o programa Um Computador por Aluno (UCA). A aquisição é resultado de um pregão eletrônico de registro de preços realizado na semana passada e que teve a Positivo Informática (POSI3) como vencedora. De acordo com a empresa, os 600 mil computadores serão divididos em dois lotes, um de 200 mil unidades e outro de 400 mil, sendo cada um destinado a regiões diferentes do Brasil."Consideramos este evento positivo para a companhia, podendo beneficiar consideravelmente os resultados divulgados em 2011", avalia relatório da Socopa Corretora. Para Osmar Cesar Camilo e Marcelo Alves Varejão, a empresa se mostrou bastante flexível, buscando atingir às configurações exigidas pelo Ministério da Educação.Por outro lado, os analistas lembram que as indefinições envolvendo este processo, como o prazo ainda incerto para a formalização do contrato, poderão impedir a incorporação deste fato nas ações da companhia. "Além disso, a expectativa de pressão nas margens operacionais da empresa nos resultados do terceiro trimestre, decorrente do maior nível de concorrência no período, deve manter os preços das ações próximo da estagnação no curto prazo", pondera a dupla.Considerando as expectativas de bom desempenho de vendas e lucratividade crescente nos próximos períodos para a Positivo Informática, a Socopa mantém a recomendação de performance acima de mercado no longo prazo, com preço teórico de 24 reais.
  • 2. Transações em alta na Cetip, mas cuidado com a volatilidade, diz Itaú Corretora

    2 /3(Arquivo)

  • Um pacote de boas notícias chegou ao investidor da Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos) (CTIP3) com a divulgação dos números operacionais de setembro da sociedade administradora de mercados de balcão organizado na última sexta-feira.O aumento no número de transações registradas durante o mês formam uma boa prévia para os resultados do terceiro trimestre da companhia, diz a Itaú Corretora em relatório desta segunda-feira (11).Para o analista da Itaú Corretora Alexandre Spada, a empresa deve apresentar desempenho positivo no fim do período, uma vez que os cupons de ativos mantidos sob custódia e o número de TEDs processadas foram responsáveis por 40% da receita da Cetip em 2009.Entre os pontos de risco do papel, Spada aponta a volatilidade dos preços de alguns dos principais produtos da companhia. "Isso pode levar a receita para cima e para baixo, mas a chance de uma contribuição positiva dos preços deve sair vencedora". O destaque negativo do mês para a Cetip ficou com os derivativos de balcão, com queda no número de registros.A recomendação do analista para a ação é outperform (desempenho acima da média de mercado), com preço justo de 21 reais.
  • 3. Ações da Localiza têm forte alta após resultados do 3T10

    3 /3(Divulgação)

  • A Localiza (RENT3), maior locadora de veículos do país, fechou o terceiro trimestre do ano com lucro líquido de 53,9 milhões de reais. O número é 364,7% maior que a do mesmo período do ano passado. No acumulado de janeiro a setembro, o lucro foi de 126,8 milhões de reais, indicando um crescimento de 195,6% sobre a comparação.A receita líquida da companhia foi de 526,1 milhões de reais, dos quais 307,9 milhões de reais vieram da comercialização de automóveis. No mesmo período do ano passado, esse negócio rendeu 139,5 milhões. Os expressivos números são repercutidos no pregão desta segunda-feira (11). No início de tarde, as ações ordinárias da Localiza valorizavam cerca de 3,3%.A analista da Itaú Corretora, Renata Faber, destaca que os custos menores e o forte crescimento do segmento de locação de carros abrem espaço para uma revisão nas estimativas dos papéis da companhia. Por enquanto, a corretora a mantém a recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado) para as ações da Localiza.Os analistas da Fato Corretora, Renato Prado e Ronaldo Kasinsky, também acreditam que o forte resultado apresentado deverá impactar positivamente o desempenho das ações no curto prazo. "Reiteramos nossa recomendação de compra para as ações da companhia, com preço-alvo em revisão", finalizam. Em 2010, as ações da companhia apresentam valorização de aproximadamente 60%.

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mercados

    Mais na Exame