Mercados

Ações asiáticas caem por pessimismo com resultados

Os mercados acionários têm avançado desde que atingiram o menor nível de 2012 em junho, com ações de grandes bancos centrais para apoiar economias frágeis

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2012 às 07h58.

São Paulo - As ações asiáticas caíram nesta quarta-feira, com as ações japonesas recuando 2 por cento para o menor nível em dois meses, com preocupações de que a temporada de balanços corporativos irá revelar resultados mais fracos em meio a um crescimento econômico global frágil.

Os mercados acionários têm avançado desde que atingiram o menor nível de 2012 em junho, com ações de grandes bancos centrais para apoiar economias frágeis dando um impulso renovado no mês passado, mas a cautela está estabelecida no início da temporada de balanços do terceiro trimestre.

"Tem sido uma boa alta e há vendedores buscando assegurar 9 ou 10 por cento (de lucro), o que provavelmente parecerá muito bom durante o decorrer do ano", afirmou o diretor de investimento do Maxim Asset Management em Sydne, Winston Sammut.

"Nós estamos num ambiente de crescimeno baixo, então se você consegue um retorno de dois dígitos provavelmente tentará assegurá-lo." O índice Nikkei do Japão caiu para o menor nível desde o começo de agosto, enquanto o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão tinha queda de 0,44 por cento às 7h51 (horário de Brasília).

Fabricantes de automóveis do Japão caíram após confirmar fortes quedas nas vendas de setembro na China após uma disputa territorial entre Pequim e Tóquim provocar boicotes. A Toyota perdeu 1,9 por cento e a Honda recuou 1,1 por cento.

O índice de Seul encerrou em baixa de 1,56 por cento, o mercado recuou 0,08 por cento em Hong Kong, enquanto o índice referencial de Xangai ganhou 0,22 por cento. Cingapura retrocedeu 1,05 por cento e Sydney fechou com desvalorização de 0,32 por cento.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Realização de lucros? Buffett vende R$ 8 bilhões em ações do Bank of America

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Mais na Exame