Exame Logo

Ações europeias atingem máxima em 14 meses após corte alemã

A aprovação do ESM na Corte alemã é uma parte vital do plano do BCE para combater a crise da dívida da zona do euro

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2012 às 08h30.

Londres - As ações europeias atingiram o maior nível em 14 meses nesta quarta-feira, depois que a Corte Constitucional da Alemanha rejeitou queixas contra o novo fundo de resgate da zona do euro e permitiu sua ratificação sob certas condições.

A aprovação do ESM é uma parte vital do plano do Banco Central Europeu ( BCE ) para combater a crise da dívida da zona do euro por meio da compra de títulos de países periféricos em dificuldade no mercado secundário.

Veja também

"São boas notícias. A preocupação era que eles dissessem 'nein' (não), portanto a queda de 20 por cento no mercado que nós poderíamos ter visto está fora de questão", disse o estrategista de ações do Shore Capital, Gerard Lane.

"As condições são bem leves. A grande declaração, a meu ver, é que o ESM não vai contra a Constituição alemã." Às 8h16 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 ganhava 0,28 por cento, para 1.110 pontos, depois de chegar a subir para 1.115 pontos, o maior nível desde julho de 2011.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame