A compra de ações pelas corretoras chinesas visa tentar estabilizar as bolsas do país (Getty Images)
Karla Mamona
Publicado em 6 de julho de 2015 às 08h42.
São Paulo - Veja o que você precisa saber.
1-Diversas empresas chinesas suspendem IPOs por volatilidade. Vinte e oito empresas chinesas que planejavam listar ações em bolsas de valor do país informaram neste sábado que vão suspender seus planos de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).
2-Corretoras chinesas prometem comprar US$19 bi em ações. As principais corretoras de ações chinesas disseram no sábado que comprarão coletivamente ao menos 120 bilhões de iuanes (19,3 bilhões de dólares) em ações para tentar estabilizar as bolsas do país, que acumulam perdas de quase 30% desde meados de junho.
3-Odebrecht tenta mostrar que tem fôlego financeiro. Nas últimas duas semanas, executivos da Odebrecht têm percorrido bancos, clientes e parceiros para dar explicações e tentar acalmar os ânimos acirrados pelas acusações de que a empresa está envolvida em esquemas de corrupção.
4-Lava jato já alterou cenário da construção civil pesada. Mesmo que ao fim e ao cabo não haja qualquer condenação pelas práticas de corrupção apuradas na Lava Jato, a operação deflagrada no ano passado já alterou completamente o cenário da construção pesada no país.
5-Indesejado, ministro de finanças grego renuncia. O ministro de Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, anunciou nesta segunda-feira sua renúncia para facilitar um acordo com os credores do país.
6-Governo grego não considera lançar moeda paralela. O governo da Grécia não está considerando imprimir uma nova moeda, disse um representante do governo no domingo, depois que pesquisas de opinião mostraram que os gregos devem rejeitar, em referendo, um pacote de ajuda dos credores.
7-PSDB não é golpista, mas está pronto para assumir, diz Aécio. Reeleito no domingo, 5, presidente nacional do PSDB, o senadorAécio Neves (MG) afirmou que não está conversando com o PMDB sobre a possibilidade de uma aliança caso a presidente Dilma Rousseff seja alvo de um impeachment. "Não cabe ao PSDB antecipar a saída da presidente. Não somos golpistas", disse o tucano.
8-Dilma colocou Levy na "geladeira", diz jornal. Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo deste domingo afirma que a presidente Dilma Rousseff tem demostrado impaciência com Joaquim Levy, ministro da Fazenda.
9-Principal negociador grego é o mais cotado para Finanças. O principal negociador da Grécia nas negociações sobre ajuda com credores internacionais, Euclid Tsakalotos, é o mais cotado no governo para se tornar o ministro das Finanças após a renúncia nesta segunda-feira de Yanis Varoufakis, disse uma fonte do governo.
10-China deve criar fundo para estabilização de ações. A China está criando um fundo de estabilização do mercado que tem o objetivo de conter o maior movimento de venda de ações dos últimos anos, enquanto preocupações aumentam na liderança chinesa de que o mal-estar do mercado se espalhe para outras partes da economia.