Exame Logo

10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

Gol tem novo presidente; Fitch rebaixa Gafisa e Tenda e cita alavancagem elevada

Gol tem novo presidente (Divulgção)
DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2012 às 13h21.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - Gol tem novo presidente: Paulo Kakinoff, ex-Audi. A GOL ( GOLL4 ) confirmou na noite de segunda-feira um novo nome no comando: Paulo Kakinoff, que deixou a presidência da Audi do Brasil para assumir o posto. Com a chegada de Kakinoff na companhia, Constantino de Oliveira Júnior, dono da empresa de aviação, deixa as funções executivas, exercidas por ele há anos. A mudança de comando acontece em um momento de uma série de turbulências para a GOL. Depois de amargar um prejuízo de 710 milhões de reais em 2011, o segundo maior de sua história, a empresa traçou uma nova mudança de rota no intuito de, finalmente, assentar o prumo.

2 - Fitch rebaixa Gafisa e Tenda e cita alavancagem elevada. A alavancagem elevada da Gafisa ( GFSA3 ) e da Tenda levou a agência de classificação de risco Fitch a cortar a nota de crédito das construtoras, mostra um relatório enviado ao mercado nesta segunda-feira. A nota nacional de longo prazo de ambas passou de BBB+ para BBB. A perspectiva dos ratings é negativa, mostra o documento assinado por José Roberto Romero e Fernanda Rezende. Segundo a agência, o rebaixamento reflete enfraquecimento do seu perfil financeiro consolidado, resultado da revisão dos custos dos projetos e do elevado volume de distratos, principalmente no segmento de baixa renda operado pela Tenda. “A forte redução das margens operacionais, o aumento do estoque e a piora dos indicadores de crédito foram mais acentuados do que a expectativa inicial da Fitch”, dizem os analistas.

3 - Títulos do Banco do Brasil dividem Moody’s e Standard & Poor’s. A Moody’s Investors Service diz que os novos títulos emitidos pelo Banco do Brasil ( BBAS3 ) têm grau de investimento, quase tão seguros quanto os do governo. Já a Standard & Poor’s os classifica como junk. No meio, ficam os investidores. Os títulos em dólar do Banco do Brasil com vencimento em 2023, que contam como capital para a instituição, têm nota BB+ na S&P, um nível abaixo do grau de investimento e três abaixo da nota Baa1 dada a eles pela Moody’s.

Veja também

4 - Fitch dá nota BBB- à Klabin com elevada liquidez. A Fitch atribuiu à Klabin a nota BBB- para o rating de probabilidade de inadimplência do emissor (IDR, em inglês) e o rating nacional de longo prazo AA. Ambos apresentam perspectiva estável. Segundo a agência de classificação de risco, os ratings refletem os patamares elevados de liquidez da companhia, assim como os índices modestos de alavancagem e a forte geração de fluxo de caixa. “Eles também levam em consideração a liderança da Klabin no setor brasileiro de embalagens e sua ampla base florestal, que lhe proporciona uma estrutura de baixo custo de produção.”, disse a agência.

5 - Novela Redecard e Itaú se arrasta sem detalhes. Os acionistas da Redecard ( RDCD3 ) aguardavam ansiosos pelo novo relatório de avaliação dos seus papéis com o objetivo de aumentar o valor da oferta lançada pelo Itaú em fevereiro deste ano por 35 reais para cada ação. Mas o resultado não foi o esperado e o novo laudo, elaborado pelo Credit Suisse, chegou a uma faixa de preços apenas 1,4% superior à primeira avaliação realizada. A maioria dos sete analistas consultados por EXAME.com sugerem a participação na oferta, mas pedem um nível maior de detalhes das relações comerciais entre as empresas.


6 - Oi fará resgate antecipado de debêntures. A Oi ( OIBR3, OIBR4 ) anunciou que fará no próximo dia 26 de junho o resgate antecipado de suas debêntures. Os papéis resgatados são simples, não conversíveis em ação, e fazem parte da quinta emissão da companhia, ocorrida em 2006.

7 - BR Malls aprova financiamento com BB. O conselho de administração da BR Malls ( BRML3 ) aprovou ontem um financiamento de 137 milhões de reais junto ao Banco do Brasil. Segundo comunicado enviado para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os recursos serão destinados para a construção do Shopping Estação BH.

8 - Brookfield tem a pior perspectiva do setor na bolsa, dizem analistas. O futuro para as ações da Brookfield ( BISA3 ) não é nada brilhante. Além disso, segundo a Fator Corretora, é a construtora que tem a pior perspectiva em termos de geração de caixa ao longo dos próximos dois anos. Os analistas cortaram o preço-alvo em 57%, de 8,20 reais para 3,50 reais e a recomendação de manutenção para venda. René Brandt e Iago Whately, que assinam o relatório, explicam que a empresa está entre as mais alavancadas e que, caso não emita novas ações, o nível atingirá um patamar desconfortável pelo menos até 2014. Além disso, se o mercado de dívida continuar fechado para as incorporadoras poderá sofrer com problemas de liquidez entre 2012-2013.

9 - 18 empresas já valem menos na Bovespa que seu patrimônio real. O cenário externo adverso, somado a dificuldades operacionais e perspectivas de resultados ruins nos próximos trimestres, e stá por trás do fato de que 18 das 63 empresas que compõem o principal índice de ações brasileiras estão sendo negociadas com valor de mercado inferior ao patrimônio líquido. Estão nessa situação grifes como Usiminas, Fibria , Gafisa e Petrobras, segundo levantamento feito pela Economatica.

10 - Contribuições no G20 ampliam fundo de resgate do FMI. A ampliação de capital que o FMI promove para criar um fundo anticrise teve um respaldo definitivo na cúpula do Grupo do Vinte (G20, que reúne as economias ricas e as principais emergentes) ao obter o apoio financeiro de 12 países, o que permitiu elevar o valor das contribuições a US$ 456 bilhões. Em comunicado divulgado nesta terça-feira, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, que participa da cúpula do G20, agradece o respaldo desses países, que interpreta como um "apoio ao multilateralismo".

*Bloomberg, EFE e Reuters

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame