10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira
Na trajetória das bolsas na Alemanha e nos Estados Unidos, a BM&FBovespa também busca por oportunidades no exterior
Da Redação
Publicado em 15 de fevereiro de 2011 às 09h36.
São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:
1 – BM&FBovespa mira oportunidades; foco é Ásia. A BM&FBovespa está atenta a oportunidades em meio à onda de consolidação de operadoras de bolsa no exterior, e tem particular interesse no continente asiático, afirmou o presidente-executivo da bolsa paulista, Edemir Pinto. Ao ser indagado se há alguma negociação de fusão ou aquisição em curso neste momento, Edemir respondeu apenas que está "olhando as oportunidades".
2 – Deutsche Boerse e Nyse estão perto de acordo de fusão. A Deutsche Boerse e a Nyse Euronext devem anunciar um acordo para criar a maior operadora de bolsa de valores do mundo ainda nesta terça-feira (15), deixando de lado questões políticas que ameaçam uma conclusão bem sucedida.
3 – Rio Bravo vê potencial em ações do Itaú, Gerdau e Pão de Açúcar. As ações das três empresas entraram no portfólio do fundo de ações da Rio Bravo com a expectativa de melhoria dos resultados. Os papéis do Itaú Unibanco são um dos mais representativos no fundo de ações da gestora de recursos.
4 – CSN tem recomendação cortada pelo Goldman Sachs, mas Gerdau é elevada. A Companhia Siderúrgica Nacional teve sua recomendação cortada de neutra para venda pelo Goldman Sachs, segundo relatório citado pela Bloomberg News. Já a Gerdau e a Metalúrgica Gerdau tiveram suas classificações elevadas de venda para neutra pelo instituição financeira.
5 – Duratex anuncia que planeja recomprar até 18,459 milhões de ações. A Duratex informou em comunicado que pretende recomprar até 18,459 milhões de ações em um ano a partir do dia 24 de fevereiro. O total de papéis que podem ser recompradas representa menos de 10% das ações da empresa possui hoje em circulação, revelou a companhia em fato relevante enviado na noite de segunda-feira (14) à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
6 – MMX é elevada de underperform para compra pelo Santander. A MMX Mineração & Metálicos teve sua recomendação elevada de underperform (performance abaixo da média do mercado) para compra pelos analistas do Banco Santander, incluindo Felipe Reis. Em relatório citado pela Bloomberg News, os analistas destacaram como favoráveis os múltiplos das ações e o “forte momento” para o minério de ferro.
7 – Correios vão abrir disputa bilionária para operar o Banco Postal, diz jornal. Numa concorrência de ao menos 1,75 bilhão de reais, os Correios vão abrir licitação para operar o Banco Postal, serviço que atende a população de baixa renda em cidades sem filiais bancárias, informa a Folha de S. Paulo. Há dez anos, o Bradesco atua como correspondente bancário exclusivo em postos da estatal pelo país. Nesse período, abriu mais de 10 milhões de contas.
8 – Procurador investiga compra de títulos da JBS pelo BNDES, diz jornal. O procurador da República do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Natal, confirmou ontem que abriu um inquérito civil público para apurar possíveis irregularidades na operação de aquisição de títulos no valor de R$ 3,4 bilhões do frigorífico JBS pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), informa hoje o Valor Econômico. Ele esclareceu que ainda está aguardando informações do banco.
9 – Zona do euro cresce 0,3% no 4º tri, abaixo do previsto. A economia da zona do euro teve a mesma taxa de crescimento do terceiro trimestre nos últimos três meses de 2010, mostraram dados nesta terça-feira, contrariando expectativas de uma aceleração. A agência de estatísticas Eurostat informou que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,3% no quarto trimestre sobre o terceiro, que registrou a mesma taxa de expansão sobre o segundo trimestre.
10 – Comércio cresce 10,9% em 2010, a maior alta da década. É o maior índice desde 2001, quando foi iniciada a série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados com ajuste sazonal divulgados nesta terça-feira mostram que, após sete meses consecutivos de alta, o setor registrou estabilidade (0,0%) em dezembro na comparação com novembro, e expansão de 10,1% ante o mesmo período de 2009.
Portfólio: Bancos terão maior atenção do Ombudsman da bolsa em 2011
Direto da Bolsa: Ibovespa pode subir 30% após correção - 2ª Edição