Exame Logo

10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira

Lucro da Apple sobe com iPhone e iPad; Moody’s rebaixa Argentina e vê acesso limitado a recursos

Apple lucra 8,2 bilhões de dólares no 4º trimestre fiscal graças às vendas de iPads e iPhones  (Mario Tama/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2012 às 08h23.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber.

1- Lucro da Apple sobe com iPhone e iPad. A Apple anunciou nesta quinta-feira ter obtido um lucro de 8,2 bilhões de dólares no quarto trimestre fiscal, com um faturamento de 36 bilhões de dólares, graças, principalmente, às vendas do iPhone e iPad. O grupo californiano assinalou a venda de 26,9 milhões de iPhones e de 14 milhões de iPads no último trimestre, o que representou, respectivamente, 58% e 26% a mais que no mesmo período do ano passado.

Veja também

2- Moody’s rebaixa Argentina e vê acesso limitado a recursos. A Moody’s rebaixou nesta quinta-feira o teto da nota soberana da Argentina de B2 para B3, mostra um comunicado enviado ao mercado. A agência de classificação de risco afirmou que a redução visa alinhar o teto do rating à nota do país, já em B3, e cita o aumento da preocupação sobre o acesso das empresas locais e do governo a recursos externos.

3- Bolsas da Ásia têm queda acentuada e Xangai cai 1,7%. As bolsas asiáticas apresentaram queda acentuada nesta sexta-feira. Não houve negociações na Tailândia, Malásia, Filipinas e Cingapura por ser feriado. Após dez pregões seguidos de alta, a Bolsa de Hong Kong sucumbiu à realização de lucros. O Hang Seng caiu 1,24% e encerrou aos 21.539,86 pontos.

4- Amazon apresenta resultados fracos; ações caem. A Amazon.com, maior rede de comércio virtual do mundo, anunciou resultados trimestrais decepcionantes nesta quinta-feira, por conta de fortes gastos e da desaceleração econômica na Europa. A ação da Amazon caiu levemente para 221 dólares no after-market após a publicação dos resultados. A companhia registrou prejuízo líquido de 274 milhões de dólares, ou 0,60 dólar por ação, no terceiro trimestre ante lucro líquido de 63 milhões de dólares, ou 0,14 dólar por ação, no mesmo período de 2011.

5- Duratex lucra R$125,6 mi no 3o tri, alta de 6,3%. A Duratex, companhia do ramo de insumos para construção civil e marcenaria, teve lucro líquido de 125,6 milhões de reais no terceiro trimestre, alta de 6,3 por cento sobre o lucro obtido um ano antes, informou a empresa nesta quinta-feira.


6- As expectativas para 7 ações de siderurgia e mineração. As medidas do governo brasileiro para incentivar as indústrias melhoram as expectativas da Votorantim Corretora para o setor de siderurgia e mineração brasileiro. Segundo os analistas Juliana Chu e Henrique Shen, que assinam o relatório, apesar do cenário global ser desafiador e empurrar os preços do minério para baixo – por conta da fraca demanda chinesa, principal comprador da commoditty – as expectativas para os preços do aço nacional e o volume de vendas são positivas.

7- Ações europeias caem puxadas por perspectivas ruins. Os mercados acionários europeus caíam nesta sexta-feira, puxados por uma nova série de perspectivas corporativas pessimistas sobre demanda de tudo, desde carros a materiais de construção, em meio à crise da dívida da zona do euro. Resultados das gigantes globais Apple e Amazon vieram abaixo das expectativas, enquanto na Europa, Renault, Saint Gobain, Gucci e Publicis pesavam com resultados e perspectivas ruins.

8- Samsung tem lucro de US$ 7,4 bi por vendas de celulares. A fabricante de eletrônicos Samsung Electronics divulgou o quarto lucro trimestral recorde --de 7,4 bilhões de dólares- -, com fortes vendas da linha Galaxy de telefones celulares ofuscando vendas mais fracas de chips de memória.

9- Bancos suíços buscam atuação para ganhar clientes latinos. Bancos privados suíços tentam criar raízes na América Latina depois que, com tarifas mais reduzidas e juros mais altos oferecidos por gestores locais, os super ricos deixaram de viajar para Genebra e Zurique. Oportunidades mais vantajosas de investimento estão tornando o private banking um “jogo doméstico” no Brasil e a proporção de fortunas enviadas para administração no exterior caiu para até 5 por cento do total, disse João Albino Winkelmann, diretor do Banco Bradesco SA.

10- As blue chips mais importantes das bolsas do mundo. Petrobras no Brasil, Apple nos EUA, Santander na Espanha e outras ações mais negociadas nas bolsas pelo mundo.

Com Agência Estado, Bloomberg, Reuters.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame