Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira

S&P corta rating da França para AA, de AA+; MSCI anuncia exclusão das ações da Multiplus do índice


	S&P: a agência de classificação de risco rebaixou o rating da França 
 (AFP/Stan Honda)

S&P: a agência de classificação de risco rebaixou o rating da França  (AFP/Stan Honda)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2013 às 08h09.

São Paulo – Veja o que você precisa saber nesta sexta-feira.

1. S&P corta rating da França para AA, de AA+

A agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou o rating da França para AA, de AA+. A perspectiva é estável. A agência afirmou que as reformas tributárias do governo francês, bem como para os mercados de trabalho, de produtos e de serviços, dificilmente aumentarão substancialmente as projeções de crescimento no médio prazo.

2. BB Seguridade, Estácio, EcoRodovias podem entrar no Ibovespa

Uma simulação do BTG Pactual indica que cinco ações devem deixar o Ibovespa, sendo substituídas por outras cinco na primeira prévia da carteira teórica do índice para janeiro a abril de 2014. A primeira prévia da nova carteira será anunciada em 2 de dezembro pela BM&FBovespa.

Para os analistas do BTG, devem ser incluídas no Ibovespa a empresa de seguros e previdência BB Seguridade, a de educação Estácio Participações, a concessionária de infraestrutura Ecorodovias, a construtora e incorporadora Even e a administradora de planos de saúde Qualicorp.

3. MSCI anuncia exclusão das ações da Multiplus do índice

A provedora de índices financeiros MSCI anunciou nesta sexta-feira a sua nova carteira. Em seu mais recente rebalanceamento, a MSCI anunciou a exclusão das ações da Arteris, da Eneva e da Multiplus do índice. Nenhum papel foi incluído no índice global.


4. Goldman Sachs é investigado por manipulação de taxas de câmbio

O Goldman Sachs informou ontem que está sob investigação internacional sobre possíveis manipulações de taxas de câmbio. O banco de Wall Street enumera os diferentes casos que são objeto de investigações pelas autoridades de três países (Reino Unido, Suíça e Estados Unidos).

5. Portugal Telecom deve ter fatia de 39,6% em nova empresa

A fusão entre Oi e Portugal Telecom ocorrerá apenas se a fatia da companhia portuguesa na nova empresa a ser criada ficar entre 36,6% e 39,6%, segundo a operadora brasileira. A Portugal Telecom poderá não consumar a operação caso sua fatia na nova companhia seja igual ou inferior a 36,6% após o aumento de capital da Oi. Além disso, a Telemar Participações também poderá não consumar a fusão caso a fatia da PT na nova empresa (CorpCo) seja superior a 39,6%, de acordo com comunicado ao mercado.

6. BM&FBovespa tem lucro líquido de R$281,6 mi no 3º trimestre

No terceiro trimestre, o lucro da BM&FBovespa registrou leve alta de 1,8% sobre um ano antes, refletindo menores volumes de negócios e queda das margens no mercado acionário. A bolsa explicou que "(a redução) é resultado, principalmente, da queda da margem de negociação/pós-negociação dos derivativos sobre ações e da maior participação de HFTs (negócios de alta frequência) no volume total".

7. Estácio apresenta lucro de R$ 86,3 milhões

A Estácio apresentou lucro de 86,3 milhões de reais no terceiro trimestre de 2013, superando as expectativas do mercado. A receita líquida da Estácio no trimestre ficou em linha com as estimativas. A companhia de educação reportou receita líquida de 438,2 milhões de reais.


8. Bolsas asiáticas caem antes de eventos importantes

As bolsas da Ásia fecharam em queda diante da especulação de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) poderá reduzir os estímulos em breve. O Fed condicionou o início da retirada dos estímulos à melhora dos dados econômicos. Ontem os EUA anunciaram um crescimento do Produto Interno Bruto de 2,8%, acima da projeção de uma alta de 2,0% e superior ao resultado do trimestre anterior. Agora o foco está no relatório mensal de emprego dos EUA, que será publicado ainda hoje. A atenção nos próximos passos da política monetária norte-americana ofuscou os dados da China. 

9. Exportações da China são sinal de retomada antes de reunião

Mais um indicador sugere que a China encontrou sustentação. As exportações do país apontaram para uma recuperação mais forte do que o esperado. As exportações aumentaram 5,6% em outubro ante o ano anterior, superando as expectativas do mercado de avanço de 3,2% e se recuperando ante queda de 0,3% em setembro. No momento, Pequim se prepara para elaborar sua agenda de reformas para a próxima década, em reunião do Partido Comunista, que começa amanhã.

10. Twitter fechou seu primeiro dia na bolsa com alta de 72,69%

O Twitter estreou ontem na Bolsa de Nova York (NYSE) com uma alta do valor de suas ações de 72,69%. O papel fechou o pregão com um preço de 44,90 dólares por ação, frente aos 26 dólares da oferta de emissão. O lançamento do Twitter na bolsa reportou inicialmente à empresa a quantia de 1,82 bilhão de dólares, o que a transformou na maior empresa de Vale do Silício desde que o Facebook aterrissou em Wall Street em maio de 2012, quando alcançou 16 bilhões de dólares.
 

Acompanhe tudo sobre:AçõesAgenda do diaB3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

CPI mais fraco nos EUA impulsiona aposta por três cortes de juros ainda neste ano

Ibovespa fecha em alta e recupera os 128 mil pontos com CPI surpreendente

CPI dos EUA, vendas do varejo e repercussão de reforma tributária: o que move o mercado

Como um fundo gerido por robôs tem superado a crise dos multimercados

Mais na Exame