Exame Logo

10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira

Mercado eleva a projeção para Selic para 7,50%; Eike quer fundir OSX com Sete Brasil, diz jornal

Mercado eleva a projeção da Selic para 7,50% e a perspectiva para a inflação para 5,35% (Arquivo)
DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2012 às 09h14.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber.

1- Mercado eleva projeção para Selic neste ano a 7,50%. O mercado elevou a projeção para a Selic neste ano para 7,50 por cento, ante 7,25 por cento anteriormente, ao mesmo tempo em que ampliou a perspectiva para a inflação a 5,35 por cento ante 5,26 por cento, mostrou a pesquisa Focus, do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira.

Veja também

2- BlackRock revela as principais apostas no Brasil. Sob a premissa de que a Europa resolverá os seus problemas e a liquidez deixará de ficar empoçada e virá ao mercado, a BlackRock acredita que as ações na América Latina irão se comportar de uma maneira parecida a que agiram em 2009. Naquele ano, os índices na região dispararam após atingirem mínimas nos meses mais difíceis da crise financeira internacional em 2008. Para Will Landers, gestor do fundo para AL da empresa, as razões para o desempenho acima da média em 2009 continuam aparentes em 2012. O gestor ressalta que, ao contrário do senso comum, o crescimento da região está bastante ligado ao consumo doméstico e não exclusivamente ao desempenho das commodities.

3- Petrobras emitirá 3 tranches de bônus em euros e libras. A Petrobras planeja emitir bônus denominados em euros e libras, divididos em três partes, segundo um dos bancos que coordenam a operação. As três tranches são constituídas de bônus de seis anos e meio em euros, com orientação para o preço na área de 225 pontos-base sobre as midswaps (referência para emissões em euros); bônus de 11 anos denominado em euros com orientação para o preço em 270 pontos-base sobre as midswaps; e bônus de 17 anos denominado em libras com orientação para o preço entre 320 e 330 pontos-base sobre os gilts (referência para emissões em libras).

4- Eike quer fundir OSX com Sete Brasil, diz jornal. O empresário Eike Batista quer fundir as operações da sua empresa de estaleiros, a OSX, com a Sete Brasil. A informação é do Valor Econômico. Procurada por EXAME.com, a OSX ainda não se pronunciou. Segundo o jornal, a negociação ainda está em fase inicial e ainda não foi levada ao conselho da Sete Brasil.

5- Esteves e Agnelli apostam que os grãos vão superar os metais. A B&A Mineração SA, associação entre o bilionário André Esteves e o ex-presidente da Vale SA, Roger Agnelli, está investindo em fertilizantes em uma aposta de que milho e soja vão superar o desempenho dos metais. A B&A Mineração tem evitado os depósitos de minério de ferro que fizeram da Vale a terceira companhia mais valiosa do Brasil. Em vez disso, ela tem comprado participações em empresas de nutrientes para grãos. A MBAC Fertilizer Corp. teve seu maior ganho diário em um ano depois que a B&A Mineração anunciou em 13 de setembro ter investido o equivalente a US$ 38 milhões para se tornar a maior acionista da companhia.


6- Bolsas da Ásia iniciam semana sem sinal definido. Assim como na sexta-feira, os mercados asiáticos fecharam com resultados distintos nesta segunda-feira. A Bolsa de Hong Kong teve ligeira queda, à medida que os investidores realizaram lucros. Na China, as Bolsas fecharam em alta, estimuladas pela presença de investidores em busca de ofertas de ocasião em ações cíclicas, após o recente pessimismo sobre a economia doméstica.

7- Economia alemã deve crescer moderadamente, diz BC. A Alemanha deverá continuar crescendo moderadamente, afirmou nesta segunda-feira o Deutsche Bundesbank, o banco central do país, indicando que a maior economia da Europa ainda resiste à tendência recessiva verificada em boa parte da zona do euro como resultado dos cortes orçamentários causados pela crise fiscal enfrentada pela região há quase três anos.

8- Déficit da Grécia chega a cerca de € 20 bi, diz revista. A revista alemã Der Spiegel voltou a informar que o rombo nas finanças públicas da Grécia pode ser maior do que o anteriormente previsto. Em reportagem publicada neste domingo, a Der Spiegel diz que a Grécia enfrenta um déficit de cerca de 20 bilhões de euros no seu orçamento, quase o dobro da estimativa anterior, citando resultados preliminares da chamada Troica, formada pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI). Anteriormente o déficit havia sido previsto pelo governo grego em não mais do que 11 bilhões de euros.

9- BCE: Espanha deve avançar nas reformas para ter ajuda. A Espanha precisa sanear seu setor bancário antes de contar com a ajuda do Banco Central Europeu, afirmou neste sábado o membro da executiva do BC europeu, Joerg Asmussen. "Ainda estamos esperando por uma avaliação do que é preciso ser feito", afirmou Asmussen. "A bola está com a Espanha."

10- Ações europeias caem com pessimismo sobre crescimento. As ações europeias caíam nesta segunda-feira, com investidores voltando os holofotes para as fracas perspectivas econômicas e a crise da dívida não resolvida da Espanha, ao passo que diminuía a euforia com os esforços de estímulo monetário.

Com Agência Estado, Bloomberg, Reuters.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame