Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira

Mercado eleva projeção de inflação para 5,26%; Mantega afirma que não há necessidade de elevar juros


	Merkel afirmou que é o BCE que deve decidir quata dívida vai comprar no mercado secundário
 (©AFP / Odd Andersen)

Merkel afirmou que é o BCE que deve decidir quata dívida vai comprar no mercado secundário (©AFP / Odd Andersen)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2012 às 09h10.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber.</p>

1- Merkel diz que políticos não devem interferir no BCE. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que os políticos não têm que decidir quanta dívida o Banco Central Europeu (BCE) deve comprar no mercado secundário como parte de seu plano para combater a crise da dívida da zona do euro. Ela afirmou que a contribuição da Alemanha ao novo fundo de resgate permanente da zona do euro, o Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (ESM, na sigla em inglês), totalizando 190 bilhões de euros, não está ligada ao programa de compra de títulos. 

2- Dilma mostra que não socorrerá empresas após Cruzeiro do Sul. A liquidação do Banco Cruzeiro do Sul SA, a maior quebra de uma empresa na América Latina em uma década, é o sinal mais recente de que o governo da presidente Dilma Rousseff não vai socorrer credores de companhias que se arriscam em excesso. A decisão do governo de deixar empresas irem à falência ajudou a limitar a valorização dos títulos de alto risco, ou junk bonds, de empresas do país este ano para 7,91 por cento, menos da metade do ganho de 15,48 por cento para papéis com nota similar de mercados emergentes. 

3- Mercado eleva projeção de inflação em 2012 para 5,26%. O mercado elevou pela décima vez seguida a projeção para a inflação neste ano, para 5,26 por cento ante 5,24 por cento na semana anterior, mostrou a pesquisa Focus, do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira.Os analistas consultados ainda mantiveram a projeção de que a Selic encerrará este ano a 7,25%. 

4- Primeiro-ministro grego: sair da Zona Euro não é uma opção. O primeiro ministro grego Antonis Samaras disse em uma entrevista divulgada na noite de sábado que sair da Zona Euro "não é uma opção" para a Grécia e expressou sua determinação em seguir adiante com as reformas. Samaras tenta implementar importantes cortes no orçamento pedido pelos principais credores do país: a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional. 

5- Mantega diz que não há necessidade de elevar juros. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que os bancos estão cobrando taxas "escorchantes" no cartão de crédito, que são injustificáveis. "Esses disparates têm de desaparecer", afirmou, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, na sexta-feira à tarde, em seu escritório em São Paulo. Os spreads bancários se tornaram uma das principais brigas do governo Dilma Rousseff, que quer ver chegar ao consumidor o efeito do forte corte promovido na taxa Selic, utilizada como referência para os empréstimos no País. 


6- Superávit comercial da zona do euro aumenta em julho. As exportações da zona do euro não ajustadas para fatores sazonais cresceram em julho na comparação anual mais de cinco vezes mais rápido que as importações, impulsionando o superávit comercial da região com o resto do mundo, informou nesta segunda-feira o escritório de estatísticas da União Europeia, Eurostat. O superávit comercial não ajustado nos 17 países que usam o euro atingiu 15,6 bilhões de euros em julho, ante 2,1 bilhões em junho, uma vez que as exportações subiram 11 por cento em termos anuais e as importações cresceram apenas 2 por cento. 

7- Bolsas da Ásia fecham sem tendência definida. Os mercados asiáticos apresentaram resultados mistos nesta segunda-feira. Não houve negociações no Japão e na Malásia por ser feriado. A Bolsa de Hong Kong fechou praticamente estável, tomando fôlego após o rali de 2,9% na sexta-feira, quando atingiu a maior pontuação em mais de quatro meses. O Hang Seng ganhou apenas 0,1% e terminou aos 20.658,11 pontos.

8- Ações europeias têm pausa após rali, com tendência de alta. As ações europeias recuavam nesta segunda-feira, com os investidores fazendo uma pausa depois do acentuado rali de duas semanas e um importante índice atingir um nível de resistência, embora a queda possa durar pouco porque as recentes ações de bancos centrais impulsionaram o apetite por risco.

9- Merkel pede que países europeus em crise mantenham ajustes. A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu nesta segunda-feira seguir adiante com os ajustes e as reformas nos países em crise da zona do euro, apesar de essas medidas afetarem negativamente o crescimento em um primeiro momento. Ela se mostrou convencida de que o caminho para sair da crise passa pela implementação do pacto fiscal, para não repetir os erros do passado, e a melhora da competitividade.

10- Como andam 6 empresas brasileiras do setor de óleo e gás. Começa, nesta segunda-feira, a Rio Oil & Gas 2012, na capital fluminense. É o maior evento do setor de petróleo e gás organizado no país.O encontro começa com algumas das principais empresas petrolíferas do país vivendo momentos de revisão de expectativas. A Petrobras, por exemplo reviu investimentos e projetos, sob o comando de Graça Foster. Já a OGX promoveu uma recente reestruturação de sua diretoria.

Com AFP, Agência Estado, Bloomberg, Reuters.  

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Ibovespa fecha em queda e encerra maior sequência de alta desde 2018

Galípolo, vendas do varejo nos EUA e Eneva (ENEV3): o que move o mercado

Atentado eleva patrimônio de Trump em R$ 6,5 bilhões

Cade abre procedimento para apurar acordo de codeshare da Azul e Gol

Mais na Exame