Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira

Semana terá reunião do Copom e divulgação do PIB do segundo trimestre


	Notas de real: projeção do Boletim Focus para o crescimento do PIB foi ajustada a 2,20%, ante 2,21%
 (Getty Images)

Notas de real: projeção do Boletim Focus para o crescimento do PIB foi ajustada a 2,20%, ante 2,21% (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2013 às 11h29.

São Paulo – Veja o que você precisa saber nesta segunda-feira.

1. Nessa semana, juros e PIB

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne amanhã e na quarta-feira para discutir o possível aumento da taxa básica de juros (Selic), que está em 8,5% ao ano e pode subir para 9,0% nessa reunião, de acordo com a projeção de analistas. O Boletim Focus divulgado hoje, Indica que os analistas elevaram a projeção para a taxa básica de juros ao final deste ano para 9,50%, ante 9,25% anteriormente. Em relação à inflação, os economistas elevaram a projeção para o IPCA em 2013 a 5,80%, ante 5,74% anteriormente. Para o crescimento do PIB, a projeção foi ajustada a 2,20%, ante 2,21%. Na sexta-feira, será divulgado o PIB do segundo trimestre. 

2. Bancos de Wall Street reduzem atuação no Brasil

Há alguns meses, o Goldman Sachs era otimista em relação ao Brasil, dizendo que planejava aumentar em cerca de 15% seu quadro de 300 funcionários no País. Mas, nesse mês, o banco afirmou que o número de funcionários da empresa no Brasil diminuiu modestamente este ano e que o banco deve manter o quadro menor, em vez de acrescentar as 50 pessoas planejadas anteriormente. A mudança destaca como os bancos de investimento na economia brasileira estão sentindo a pressão da queda nos mercados e do baixo crescimento do País. Este ano, o Barclays fechou sua unidade de pesquisa no país. No caminho oposto, o Credit Suisse afirmou que vai acrescentar 40 pessoas aos seus 780 funcionários atualmente no Brasil.

3. OSX tem novo presidente e encerra contrato

O Conselho de Administração da OSX, empresa de construção naval do grupo EBX de Eike Batista, elegeu Marcelo Luiz Maia Gomes para o cargo de diretor-presidente, informou a empresa na sexta-feira. No mesmo dia, a empresa afirmou que finalizou o contrato com a empresa de construção espanhola Acciona Infraestructuras, principal fornecedor da construção da Unidade de Construção Naval do Açu (UCN Açu). De acordo com fato relevante enviado para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o término do contrato e a troca do presidente dão continuidade à nova etapa empresarial da companhia, iniciada com a divulgação do Novo Plano de Negócios em 17 de maio de 2013.

4. Varejo tenta substituir os importados

Preocupados com a alta do dólar e seu possível impacto nos preços e vendas de fim de ano, empresários já começam a reavaliar as expectativas. Se as projeções de crescimento de 4,5% no volume de vendas se confirmarem, este Natal será modesto comparado com os anteriores, mas ainda positivo.

5. Bolsas asiáticas fecham em alta com dados dos EUA

Os mercados de ações asiáticos fecharam em alta nesta segunda-feira, com indicadores dos Estados Unidos e expectativas sobre a zona de livre comércio de Xangai. O índice Xangai Composto saltou 1,9% para 2.096,47 pontos. O índice Shenzhen Composto fechou em alta de 1,9%, aos 1.023,59 pontos. E o índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 0,7%, para 22.005,32 pontos,


6. Justin Bieber ajuda T4F no Brasil

A T4F Entretenimento SA vê a possibilidade de tornar-se a principal promotora de shows do Brasil com o declínio de concorrentes, como a IMX, de Eike Batista, cujos ativos estão virando alvos de aquisição. A empresa poderá se recuperar de um 2013 fraco com os shows de Black Sabbath e Justin Bieber e o festival musical Lollapalooza, cuja licença da edição de São Paulo foi obtida pela companhia após uma guerra de lances do setor.

7. Escola de investimento de Donald Trump é processada em NY

O procurador-geral do Estado de Nova York entrou com uma ação de 40 milhões de dólares contra Donald Trump e sua escola de investimentos. O procurador afirmou que entre 2005 e 2011 a escola operou sem licença educacional enquanto enganava consumidores para que pagassem por cursos prometendo ensinar as técnicas de investimento de Trump no setor imobiliário. Em seu Twitter, Trump afirmou que "o procurador peso-leve de Nova York Eric Schneiderman está tentando me extorquir com uma ação civil”.

8. Anima Educação contrata Itaú e Bank of America para IPO

Fontes afirmaram que a empresa do setor educacional Anima Educação SA contratou os bancos de investimento Itaú BBA e Bank of America Merrill Lynch para assessorá-la em uma oferta pública inicial de ações (IPO). A Anima foi fundada em 2003 e é dona de três universidades em Belo Horizonte e Santos.

9. Apple e Samsung não terão de revelar detalhes de lucro

A Apple e Samsung não terão de tornar públicos os detalhes financeiros apresentados a um tribunal dos EUA durante um litígio de patentes. Essa foi a determinação de um painel de apelações federal na sexta-feira. O Tribunal de Apelação dos EUA em Washington reverteu uma decisão de primeira instância que obrigava ambas empresas a revelar partes de documentos contendo informações de vendas e lucro.

10. Fed ampliou volatilidade ao antecipar ações, diz estudo

Estudo da Universidade de Princeton apresentado na conferência anual de pesquisa organizada pelo Federal Reserve coloca boa parte da culpa pela turbulência recente dos mercados de títulos no próprio Fed. Em artigo, pesquisador observa que a orientação do Fed sobre as perspectivas da política elimina o custo de alavancagem e cria "um forte incentivo" para aumento de exposições a investimento, ou mesmo para extrapolação dessas posições. Isso faz com que os intermediários financeiros fiquem muito sensíveis a notícias, inclusive às próprias declarações do Fed sobre a possibilidade de reduzir o programa de compra de títulos neste ano. 

Com Agência Brasil, Estadão Conteúdo e Reuters.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Allos anuncia programa de recompra de ações e pagamento de R$ 150 milhões em dividendos

EWZ sobe no pós-mercado após Moody's elevar nota do Brasil

Petrobras expande presença internacional com aquisição estratégica na África do Sul

Sob gestão de Musk, X (antigo Twitter) vale 79% menos