Exame Logo

10 notícias para lidar com os mercados nesta quinta-feira

Banco Central mantém Selic em 10,75 ao ano; Vale prevê IPO de unidade a partir do 2º trimestre

Decisão do Copom foi divulgada ontem à noite (Wikimedia Commons/EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2010 às 10h55.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 -Banco Central mantém Selic em 10,75 ao ano. Não houve surpresas na decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) nesta quarta-feira (20/10). A autoridade confirmou as expectativas do mercado e manteve a Selic em 10,75% ao ano, sem viés.

Veja também

2 - Vale prevê IPO de unidade a partir do 2º trimestre. A Vale SA pretende fazer a abertura de capital de sua unidade de fertilizantes a partir do segundo trimestre de 2011, disse o diretor financeiro da empresa, Guilherme Cavalcanti. A empresa com sede no Rio de Janeiro espera chegar a uma redução de custos da unidade, como resultado de aquisições no setor, antes de fazer a oferta de ações, disse Cavalcanti hoje em uma entrevista em Londres.

3 - TAM anuncia estrutura final de sua fusão com a LAN. A TAM (TAMM4) enviou na noite desta quarta-feira (20) um comunicado  ao mercado revelando a estrutura final da transação de fusão com a LAN, anunciada em agosto deste ano. A companhia afirma que chegou ao quadro acionário descrito abaixo em comum acordo com a empresa chilena, após pouco mais de dois meses de negociação, tendo em vista que o memorando de entendimento entre as empresas foi assinado no dia 13 de agosto.

4 - Rossi lança recorde de R$ 1,4 bi em imóveis no 3º trimestre. A Rossi Residencial anunciou nesta quarta-feira que registrou vendas totais de 1,1 bilhão de reais e lançamentos recordes de 1,4 bilhão de reais no terceiro trimestre, alta de 64 por cento e de 22 por cento, respectivamente, sobre um ano antes.

5 - Independência tem reunião com credores em novembro. O Independência SA, frigorífico brasileiro que suspendeu a produção e deixou de pagar juros da dívida este mês, convocou reunião com credores para propor mudanças em seu plano de recuperação judicial. Os títulos da empresa com vencimento em 2015 tiveram a maior queda em quase três semanas. Desde setembro o banco mantém estável a taxa básica da economia, depois de um ciclo de altas sucessivas iniciado em abril.

6 - Inpar prepara captação de 300 milhões. A incorporadora e construtora InPar, controlada pelo fundo americano de participações Paladin, estuda fazer a emissão de 300 milhões de reais em debêntures nas próximas semanas, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF). Segundo EXAME apurou, a InPar está na fase de discussão dos termos do contrato com a instituição financeira, que usará recursos do FGTS para estruturar a operação.

7 - Dólar fecha em queda de 0,65% a R$ 1,675. O dólar no mercado doméstico oscilou em baixa numa margem estreita e com menor volume de negócios, num comportamento oposto ao da véspera. Contudo, o tamanho da queda da divisa dos EUA ante o real foi bem menor do que em relação ao euro

8- Desemprego no Brasil é o menor desde 2002. O desemprego brasileiro caiu para 6,2% em setembro, ante 6,7% em agosto, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. Foi o menor patamar da série histórica iniciada em março de 2002. Economistas consultados pela Reuters projetavam uma taxa de 6,5%, segundo a mediana de previsões que oscilaram de 6,4% a 6,7%.

9 - China registra desaceleração do crescimento econômico. A China anunciou nesta quinta-feira uma desaceleração do seu crescimento econômico no terceiro trimestre do ano. Os dados oficiais mostram um crescimento de 9,6% no terceiro trimestre em relação ao terceiro trimestre do ano passado, contra 10% no segundo trimestre em relação ao mesmo período de 2009.

10 - Cade aprova fusão da Oi com a Brasil Telecom. A fusão das empresas de telefonia Oi e Brasil Telecom foi aprovada, nesta quarta-feira (20), mais de dois anos após o negócio ser fechado entre as empresas. Por unanimidade, os conselheiros do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiram permitir a união.

Leia mais em Mercados

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresCopomEmpresasEstatísticasIndicadores econômicosJurosSelic

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame