Exame Logo

10 notícias para lidar com os mercados nesta quinta-feira

Banco Central Americano deve anunciar novo programa de estímulo monetário hoje; Eike desiste de oferta para tirar LLX da bolsa

Mercado aguarda o anúncio do programa QE3 após a reunião do Banco Central Americano (©AFP/Getty Images / Chip Somodevilla)
DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2012 às 11h21.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber.

1- BC americano pode por a “cereja no bolo” dos mercados. O mercado aguarda entusiasmado pelo resultado da reunião de política monetária do Banco Central americano programado para ser divulgado publicamente às 12h30 desta quinta-feira. O anúncio do terceiro programa de estímulo econômico para enfrentar a crise – chamado de QE3 (Quantitative Easing 3) – vem após o Banco Central Europeu iniciar na semana passada as compras ilimitadas de bônus da dívida soberana de curto prazo de países da região em problemas e a Alemanha abrir ontem o caminho para novas atuações do BCE na crise. Ou seja, a decisão da turma comandada por Ben Bernanke é vista como a “cereja do bolo” para uma recuperação dos mercados.

Veja também

2- Dividendos e margens de elétricas serão sacrificadas. Os dividendos e as margens das empresas do setor elétrico serão sacrificadas devido à redução das tarifas de energia e antecipação da renovação das concessões que venceriam a partir de 2015. Isso porque, embora o governo vá indenizar empresas por ativos não amortizados na renovação das concessões, as incertezas sobre esses valores e a real depreciação dos ativos faz com que o mercado veja riscos para os resultados das elétricas, segundo analistas.

3- BCE estima que zona do euro vai se recuperar gradualmente. O crescimento econômico na zona do euro deve permanecer fraco e "altas incertezas" estão pesando sobre a confiança, informou o Banco Central Europeu (BCE) em seu boletim mensal, acrescentando que as expectativas de inflação permanecem firmemente ancoradas. O BCE manteve sua principal taxa de juros em uma mínima recorde de 0,75 por cento na semana passada, mas disse que a economia da zona do euro vai provavelmente contrair mais do que o esperado anteriormente neste ano.

4- Bruxelas quer dar ao BCE o controle total dos bancos. Bruxelas quer que o Banco Central Europeu (BCE) se converta no máximo supervisor bancário da Zona Euro, segundo o plano apresentado nesta quarta-feira para obter a união bancária no continente e evitar que os Estados arquem com a crise do setor financeiro. A iniciativa - a qual a Alemanha se opõe de antemão - quer dar ao organismo presidido pelo italiano Mario Draghi máximos poderes sobre 6.000 bancos europeus e blindar os Estados ante uma nova crise bancária.

5- Eike desiste de oferta para tirar LLX da bolsa. O empresário Eike Batista desistiu de sua planejada Oferta Pública de Aquisição (OPA) das ações da empresa de logística LLX, após o laudo de avaliação da companhia ter indicado um preço justo entre 6,94 e 7,63 reais por papel. Ele estava disposto a pagar 3,13 reais por ação da companhia em circulação no mercado, menos da metade do valor mínimo sugerido pelo laudo de avaliação preparado pelo Bank of America Merrill Lynch, instituição financeira escolhida pelos acionistas minoritários para calcular o preço justo da empresa.


6- Sam Zell deve assumir presidência da Equity International. O presidente-executivo da Equity International (EI), Gary Garrabrant, renunciou ao cargo por razões ainda desconhecidas, e Sam Zell, fundador da empresa de private equity, assumirá como presidente interino, informou na quarta-feira o Wall Street Journal. O vice-presidente de estratégia, Thomas McDonald, também deixou a companhia, de acordo com o jornal. A Equity International não confirmou as saídas.

7- Bolsas da Ásia fecham sem tendência à espera do Fed. Os mercados asiáticos encerraram a quinta-feira com sinais mistos. A maioria dos investidores da região andou de lado, à espera da reunião de política monetária do Federal Reserve. O mercado está na expectativa de uma terceira rodada de relaxamento quantitativo por parte do Fed, o banco central dos Estados Unidos.

8- Títulos do BMG ficam baratos por causa Cruzeiro do Sul. A queda nos títulos em dólar do Banco BMG SA, influenciada pelas fraudes no concorrente Banco Cruzeiro do Sul SA, cria uma oportunidade barata para compra da dívida do BMG, de acordo com avaliações do Deutsche Bank AG e do Jefferies Group Inc.

9- Ações europeias enfraquecem com foco no Fed. As ações europeias caíram nesta quinta-feira, afastando-se ainda mais da máxima de 14 meses atingida na sessão anterior, com alguns dizendo que é necessário ação do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, mais tarde nesta sessão para dar mais apoio aos preços. Às 8h02 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 perdia 0,35 por cento, para 1.104 pontos.

10- Dona da Airbus e BAE negociam criação de gigante dos ares. A European Aeronautic Space & Defence Co. (EADS), que controla a Airbus, e a britânica BAE Systems anunciaram ontem que mantêm conversas para a fusão de seus negócios, uma operação que pode originar a maior empresa aeroespacial e de defesa do mundo, com receita de quase 90 bilhões de dólares.

Com AFP, Agência Estado, Bloomberg, Reuters.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame