Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta quinta-feira

S&P prevê recessão na eurozona e reativação nos EUA; Fitch reduz nota de cinco bancos europeus

Agora é por escrito: Eike promete petróleo para 23 de janeiro (Marcelo Correa/EXAME)

Agora é por escrito: Eike promete petróleo para 23 de janeiro (Marcelo Correa/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2011 às 09h11.

São Paulo – Aqui está o que você precisa saber:

1 - S&P prevê recessão na eurozona e reativação nos EUA. A agência de classificação de risco não deu números concretos, mas situou em 35% a probabilidade de os Estados Unidos entrarem em recessão em 2012.

2 - Agora é por escrito: Eike promete petróleo para 23 de janeiro. OGX e OSX apresentam cronograma para o início de produção de petróleo e lançam contagem regressiva.

3 - Fitch reduz nota de cinco bancos europeus. A decisão envolve cinco bancos de varejo: os franceses Credit Agricole e Credit Mutual, o dinamarquês Danske Bank, o finlandês OP-Pohjola Group e o holandês Rabobank.

4 - China: PMI preliminar sobe para 49,0 em dezembro. A leitura preliminar do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) daChina, medido pelo HSBC, subiu para 49,0 em dezembro em comparação com a leitura final de 47,7 em novembro. Uma leitura abaixo de 50 indica contração da atividade industrial em relação ao mês anterior, enquanto que qualquer número acima de 50 indica crescimento.

5 - FMI aprova pagar 3,9 bi de euros à Irlanda pelo quarto lance do empréstimo. O Conselho Executivo do fundo aprovou o lance de ajuda em virtude de um programa econômico apoiado por um período de três anos.


6 - Assembleia do Pará aprova cobrança de R$6,45/t para minérios. Deputados do Estado aprovaram, por unanimidade, projeto que estabelece alíquota de 6,45 reais por tonelada de minério extraído; Vale considera a taxa inconstitucional.

7 - Cade aprova com restrições fusão entre TAM e LAN. Segundo determinou o Cade, as empresas terão que se desfazer de uma de suas alianças globais e optar apenas por uma. Elas deverão submeter ao Cade sua escolha no prazo de 15 dias a partir da formalização da opção.

8 - Argentina deve virar polo exportador da Brasil Foods. Após troca de ativos com a Marfrig, empresa intensificará produção de frango e margarina no país vizinho, com foco na exportação para a América Latina.

9 - Bolsas europeias sobem com dados da zona do euro. As bolsas europeias operam em alta nesta manhã, mas abaixo das máximas do dia, à medida que o rali alimentado pelo apetite por risco se provou de curta duração. Segundo traders, "nada mudou substancialmente nas últimas 24 horas em relação aos problemas da dívida da zona do euro, visto que ainda persistem as preocupações sobre certas nações que enfrentam potenciais rebaixamentos de ratings.

10 - Bolsas da Ásia caem com crise da zona do euro. As bolsas asiáticas fecharam no campo negativo nesta quinta-feira. As preocupações sobre o aprofundamento da crise da dívida da zona do euro atingiram o sentimento dos investidores, que continuaram desorientados. Bolsa de Tóquio tem queda acentuada de 1,7%.

Bônus: Os melhores e os piores investimentos de 2011. Imóveis, ouro e renda fixa largam na frente; Ibovespa perde 20% no ano.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

G20, pacote fiscal e balanço da Nvidia: o que move o mercado

Na corrida dos chips, Samsung anuncia recompra de ações e papéis sobem até 7,5%

Ternium x CSN: Em disputa no STF, CVM reforça que não houve troca de controle na Usiminas

Casas Bahia reduz prejuízo e eleva margens, mas vendas seguem fracas; CEO está confiante na retomada