Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

Dilma define Tombini para presidir BC; Standard & Poor's rebaixa classificação da dívida irlandesa

Banco Central teve novo presidente definido por Dilma Roussef (João Ramid/VEJA)

Banco Central teve novo presidente definido por Dilma Roussef (João Ramid/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2010 às 11h34.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - Dilma define Tombini para presidir BC. A presidente eleita Dilma Rousseff completou na terça-feira o trio que comandará a economia em seu governo, mas um anúncio formal poderá ocorrer somente daqui a dois dias. O BC terá à frente Alexandre Tombini.

2 - Standard & Poor's rebaixa classificação da dívida irlandesa. A agência Standard & Poor's rebaixou nesta quarta-feira a classificação da dívida irlandesa de longo prazo da categoria de AA- para A com perspectiva negativa, ao considerar que o país terá de concordar com um resgate financeiro para os bancos maior do que o previsto.

3 - Panamericano derruba rentabilidade de títulos corporativos. A suspeita de fraude no Banco Panamericano SA está derrubando a rentabilidade dos títulos de dívida de empresas brasileiras, com o receio de que outras instituições tenham problemas parecidos. 

4 - IPC-Fipe desacelera para 0,77% na 3ª prévia do mês. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), registrou elevação de 0,77% na terceira quadrissemana de novembro, desacelerando em relação à taxa de 0,87% apurada na segunda quadrissemana. 

5 - Controladores da Amil vendem 2,9% do capital para elevar free float. Os controladores da Amil Participações venderam fatia de 2,9% do capital em um leilão realizado hoje na BMFBovespa, informa a companhia.

6 - Petrobras sai do Equador, mas Repsol ficará no país. Petrobras sairá do Equador depois de não ter alcançado um acordo com o Estado para alterar o contrato, enquanto a hispânica argentina Repsol-YPF permanecerá no país, garantiu nesta terça-feira o ministro de Recursos Naturais não Renováveis, Wilson Pastor.

7 - Confiança do consumidor brasileiro tem recorde de alta. A confiança do consumidor brasileiro atingiu recorde de alta em novembro, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgada nesta quarta-feira.

8 - CVM condena 3 por irregularidades na venda da Ipiranga. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) condenou hoje três pessoas no Processo Administrativo Sancionador, no qual foram apuradas uso de informações privilegiadas na venda da Ipiranga para Petrobras, Braskem e Ultra. Cabe recurso com efeito suspensivo.

9 - Portugal entra em greve geral contra medidas de austeridade. Os dois maiores sindicatos de Portugal realizam nesta quarta-feira a primeira greve geral conjunta desde 1988, visando debilitar a determinação do governo de aplicar medidas de austeridade para conter a crise de dívida.

10 - PIB britânico cresce 0,8% no 3º tri, com impulso do comércio. A economia da Grã-Bretanha cresceu 0,8 por cento no terceiro trimestre sobre o segundo, informou a Agência Nacional de Estatísticas nesta quarta-feira, confirmando uma estimativa preliminar.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAlexandre TombiniBanco CentralBancosbolsas-de-valoresEconomistasFinançasGoverno DilmaMercado financeiroPersonalidades

Mais de Mercados

Bolsas da Europa fecham em baixa, devolvendo parte dos ganhos em dia de CPI da zona do euro

Gavekal: inflação machuca, mas é a pobreza o maior problema dos EUA

Ibovespa fecha perto da estabilidade dividido entre Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4)

China, inflação da europa e demissões na Petrobras: o que move o mercado

Mais na Exame