Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

Inflação provoca aversão ao risco e aterroriza mercados; Brasil, China e Índia caem; euro se torna refúgio dos investidores

Pregão da BM%26FBovespa (Marcel Salim/EXAME.com)

Pregão da BM%26FBovespa (Marcel Salim/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2011 às 20h15.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 – Mercados: receio de alta de juro afeta China, Índia e Brasil. As bolsas asiáticas caíram e as commodities recuam com o receio de medidas contra a inflação na China. As ações tiveram a maior perda em dois meses na segunda maior economia do mundo. Na Índia, a bolsa caiu pelo oitavo dia com a aposta em novas altas de juros no país. O euro avança.

No Brasil, a bolsa caiu ontem ao menor nível em quase três meses com o receio de novas ações contra a inflação. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse que a instituição vai elevar juros por quanto tempo for necessário para trazer a inflação de volta ao centro da meta em 2012.

2 – Agenda: varejo no Europa e emprego nos EUA. Em dia sem divulgação de indicadores econômicos no Brasil, as atenções se voltam para o exterior. Nos Estados Unidos são divulgados estoques de petróleo e dados do mercado de trabalho. Na Europa, sai o índice de vendas no varejo da região do euro.

Temporada de resultados: no calendário corporativo brasileiro, a Cia de Bebidas das Américas divulga balanço antes da abertura do mercado e a Cielo, depois do fechamento. Na Europa, EDP Renováveis, ligada à EDP Energias de Portugal, e Brisa Auto-Estradas de Portugal apresentam seus números. Nos EUA, não está prevista a divulgação de balanços que possam influenciar o mercado.

3 – Buffett procura oportunidades de compras no Brasil e na China. A procura de Warren Buffett por negócios no Brasil e na China pode colocar empresas como Marcopolo, Odontoprev e Lonking Holdings em sua lista de desejos. O investidor bilionário de 80 anos, presidente do conselho de administração da Berkshire Hathaway, disse em uma entrevista coletiva em 1 de maio, após assembleia de acionistas, que as empresas brasileiras estão em seu “radar” e que ele ficaria “encantado em comprar negócios na China” assim como em Hong Kong.

4 – Qualicorp planeja oferta inicial de ações na BM&FBovespa. A administradora de planos de saúde Qualicorp e seus acionistas planejam realizar uma oferta inicial de ações no Brasil, segundo comunicado enviado na terça-feira (3) à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). De acordo com prospecto preliminar da oferta, a companhia irá realizar a distribuição primária e secundária de ações, embora a quantidade de papéis em cada operação ainda não tenha sido definida.

5 – Lucro da AmBev apresenta alta de 27% no 1º trimestre. A AmBev apresentou nesta quarta-feira lucro líquido de 2,089 bilhões de reais para o primeiro trimestre do ano, um crescimento de 26,6% sobre o obtido um ano antes, apesar de uma queda de vendas no Brasil e Canadá. O volume vendido no primeiro trimestre foi de 40,8 milhões de hectolitros, contra 40,9 milhões de hectolitros no mesmo período do ano passado.

6 – Lucro da CSN sobe 38% no 1º trimestre e soma R$ 447 milhões. A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) registrou lucro líquido de 447 milhões de reais no primeiro trimestre de 2011, valor 38% maior que o do mesmo período do ano passado. Na comparação dos dois intervalos, a receita líquida da siderúrgica subiu 19%, para 3,185 bilhões de reais.

7 – Lucro da Marisa cresce 41,4% no 1º trimestre. O lucro das lojas Marisa cresceu 41,4% no primeiro trimestre de 2011 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os ganhos da varejista somaram 36 milhões de reais no período, segundo balanço divulgado pela companhia.

8 – Goldman corta ações de metais e mineração latinas para neutra. As ações de metais e mineração da América Latina tiveram sua recomendação rebaixada para neutra pelo Goldman Sachs, que citou os múltiplos altos e o fraco cenário de preços do aço. “Somos positivos com o minério de ferro mas cautelosos com o aço”, escreveram os analistas do Goldman Sachs, incluindo Marcelo Aguiar, em um relatório datado de 3 de maio.

9 – Presidente da Vivo, Roberto Lima, deixará Telefônica, diz jornal. O executivo Roberto Lima, atual presidente da Vivo, deixará o grupo após a combinação dos negócios com a Telesp, informa reportagem do Valor Econômico. A nova empresa resultante ficará sob o comando do espanhol Luis Miguel Gilpérez López, designado para cuidar da integração dos negócios da Telefônica no país.

10 – FGV: confiança do setor de serviços sobe 3% em abril. A satisfação com a demanda atual e uma boa perspectiva quanto ao futuro dos negócios nos próximos meses impulsionaram a confiança dos empresários do setor de serviços em abril, segundo dados divulgados hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 3% em abril ante o mês anterior. Em março, o indicador havia caído 1,9% em relação a fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Ações da Microsoft caem até 7% no aftermarket após resultados do 2º trim.

Musk diz que Tesla (TSLA34) pode lançar direção 100% autônoma na China até o final do ano

Às vésperas da decisão do Copom, Ibovespa opera em queda puxado por commodities

Dez empresas vão disputar 37,5 milhões de barris de petróleo da União

Mais na Exame