10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira
Prazo para divulgação do preço do barril do pré-sal termina hoje; Itaú e BNDES vão financiar Mercosul
Da Redação
Publicado em 23 de agosto de 2010 às 10h49.
São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:
1 - Prazo oficial para divulgação do preço por barril do pré-sal termina hoje. O preço dos barris de petróleo envolvidos na cessão onerosa da Petrobras (PETR3, PETR4) será divulgado até esta segunda-feira, dia 23 de agosto, segundo o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann em entrevista na última segunda-feira (16).
2 - Itaú e BNDES vão financiar Mercosul. A filial do Itaú (ITUB3) (ITUB4) na Argentina assinou hoje com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o primeiro contrato da linha de financiamento para a compra de máquinas e equipamentos brasileiros por meio de instituições financeiras no exterior. A linha é uma nova modalidade de crédito para operações de pós-embarque.
3 - Vale e Sinochem abordam Potash para possíveis negociações, diz Bloomberg. A Potash foi abordada pelo grupo chinês Sinochem e pela brasileira Vale (VALE3) (VALE5)em meio à tentativa da empresa canadense de impedir a oferta hostil de 39 bilhões de dólares feita pela BHP Billiton, informou a Bloomberg nesta segunda-feira.
4 - Conselho da OGX propõe cisão de 70% dos blocos na Bacia de Campos. OGX (OGXP3), do empresário Eike Batista, divulgou na sexta-feira (20) a ata de uma reunião do Conselho de Administração na qual foi aprovada uma cisão parcial da companhia. A OGX Ltda, subsidiária da companhia, será dividida de forma que 70% dos ativos referentes a blocos de exploração na Bacia de Campos sejam transferidos para a OGX Campos Petróleo e Gás S.A, também subsidiária da OGX.
5 - IPC-S tem deflação de 0,17% na 3ª prévia do mês. O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) registrou queda pela nona semana consecutiva. Segundo informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o indicador registrou deflação de 0,17% até a quadrissemana encerrada em 22 de agosto.
6 - Mercado não acredita mais na subida dos juros. Os economistas do mercado financeiro mudaram de ideia e passaram a acreditar que não haverá mais elevação na taxa básica de juros neste ano. Segundo o relatório de mercado, a pesquisa Focus, documento divulgado nesta segunda-feira (23), a taxa deverá permanecer inalterada nos atuais 10,75% ao ano até o fim de 2010.
7 - Austrália divide parlamento e desestabiliza mercado. Os dois maiores partidos da Austrália tentavam atrair parlamentares independentes depois que as eleições deixaram o país com a possibilidade de ter seu parlamento dividido pela primeira vez desde 1940. Em meio à incerteza, os mercados financeiros devem recuar.
8 - Bolsas da Europa começam a semana em alta. As principais bolsas de valores da Europa abriram em alta nesta segunda-feira, depois de terem encerrado em queda o último pregão da semana passada, por conta das preocupações sobre o crescimento da economia mundial
9 - Indicadores americanos mantêm o tom pessimista da semana. Os números fracos da economia americana, que já esfriaram as bolsas mundiais nos últimos pregões, reacendem o pessimismo para os últimos dias de agosto. O destaque vai para as vendas de casas existentes, às 11 horas de Brasília na terça-feira (24) e para a segunda prévia do PIB americano no segundo trimestre na sexta-feira (29) às 9h30.
10- Premiê e BC japonês discutem iene, mas não adotam medidas. O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, e o presidente do Banco Central, Masaaki Shirakawa, discutiram o iene e concordaram em trabalhar juntos, durante uma conversa por telefone nesta segunda-feira. Durante a conversa, Kan não pediu que o banco central afrouxe ainda mais a política monetária.
Leia mais da Petrobras
Siga as últimas notícias de Mercados no Twitter