Fundos multimercado são fundos de investimento?

Alguns investidores ainda têm dúvidas a respeito dos principais fundos de investimento existentes
 (Getty/Getty Images)
(Getty/Getty Images)
D
Da RedaçãoPublicado em 30/06/2022 às 11:45.

Os fundos de investimento representam uma importante alternativa para que os investidores tenham aplicações financeiras baseadas em uma gestão profissional. Eles se apresentam de diferentes formas e características, o que pode levantar dúvidas aos investidores em quais são os melhores para investir.

Dentro dessa gama de possibilidades que os fundos de investimento trazem consigo, estão inseridos os fundos multimercado, propondo diferentes estratégias e uma política de alocação mais flexível e adequada ao momento. 

Apesar disso, alguns investidores têm dúvidas a respeito dos principais fundos de investimento existentes. Afinal, os fundos multimercado são fundos de investimento de fato? 

O que são fundos de investimento?

Fundos de investimento correspondem a um conjunto de recursos de diferentes investidores com o propósito de realizar aplicações financeiras sob uma determinada estratégia de alocação, conforme o perfil de risco que estes possuem.

As aplicações são feitas por um gestor profissional, que vai escolher cada um dos ativos em que o dinheiro dos investidores será investido. As opções são muito variadas no mercado financeiro, por conta disso, também há diversos tipos de fundos de investimento.

Um dos exemplos mais conhecidos são os fundos de investimento imobiliário (FIIs). Nesse caso específico, o intuito é investir em ativos do segmento imobiliário, buscando assim a maior rentabilidade possível no segmento que se propõe.

Outro exemplo bastante conhecido são os fundos de ações, cujo intuito é aplicar recursos nos projetos de empresas, divididas em cotas, ou seja, pequenas partes de companhias. Além disso, há também os fundos de renda fixa, que investem em um conjunto de ativos de renda fixa, como tesouro Selic, CDBs, entre outros.

Fundos multimercado também são fundos de investimento?

Mesmo que sejam mais flexíveis em comparação aos exemplos citados, os fundos multimercado são um tipo de fundo de investimento, embora muitos investidores possam ter dúvidas a respeito disso. 

Os fundos de investimento abrangem uma série de estratégias distintas que podem ser utilizadas pelo gestor, que variam conforme os objetivos e o perfil do investidor. Quando se entende quais são os principais tipos, o investidor consegue escolhê-los com uma maior facilidade. 

Pode ser mais simples para muitos investidores enxergar fundos imobiliários, de ações e de renda fixa, por exemplo, como categorias de fundos de investimento, mas como os fundos multimercados possuem características diferentes e mais abrangentes, talvez não se faça essa associação logo no início.

Isso porque, diferente das outras categorias, os fundos multimercado podem ter aplicações em diversos fatores de risco, assim, não tem um tipo de ativo único e definido em sua tese de investimento como nos exemplos citados.

Apesar disso, os fundos multimercado representam uma importante categoria dos fundos de investimento, o que é algo muito importante de se entender para quem está buscando um portfólio mais diversificado e com riscos diluídos. Esse tipo de fundo auxilia os investidores que querem se expor tanto na renda fixa, quanto na renda variável, simultaneamente.

Esse artigo te ajudou a entender se os fundos multimercado são fundos de investimento? Confira outros conteúdos sobre mercado financeiro em nosso Guia de Investimentos.