No Brasil, a Black Friday começou em meados de 2010, no ambiente online (Thithawat_s/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 8 de novembro de 2021 às 17h14.
Última atualização em 9 de novembro de 2021 às 09h52.
E se ao invés de procurar promoções de produtos durante a Black Friday, você investisse o seu dinheiro no seu próprio futuro este ano? Novembro chegou e a EXAME Academy está levando o mês da Black Friday muito a sério. A partir desta segunda-feira, 8, até o próximo domingo, 14, o braço de educação da EXAME oferece cursos livres de ESG e MBA em ESG com descontos imperdíveis.
Assim como o objetivo maior da EXAME Academy, que é promover o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas a um valor acessível, a ideia da black week de ESG é dar a oportunidade para que os profissionais possam dar um salto na carreira, alcançando novos patamares no mercado de trabalho.
Confira a lista dos cursos em ESG que a EXAME oferece com descontos de Black Friday durante essa semana:
• ESG: A revolução da sustentabilidade - um curso que aborda tudo sobre a temática que tem mudado o rumo do mercado financeiro nos últimos anos.
• ESG Investimentos - neste curso, o aluno aprende os principais critérios para analisar uma empresa em relação ao seu grau de sustentabilidade, governança e responsabilidade social.
• MBA Executivo em ESG e Impact - em parceria com a Trevisan Escola de Negócios, a EXAME oferece o MBA em ESG, que permite ao aluno entender com maior profundidade os impactos que as mudanças de comportamento da sociedade e das empresas podem ter no mundo dos negócios e dos investimentos. O MBA em ESG e Impact prepara o aluno para aprender a liderar as questões dos impactos sociais e ambientais dentro das empresas dos mais diversos setores da economia.
A Black Friday começou a ganhar espaço ao final da década de 50, na Filadélfia, nos Estados Unidos. Ela acontece, desde o seu princípio, um dia após o feriado de Ação de Graças, com o intuito de acabar com os estoques das lojas que já se preparam para receber produtos para as vendas de Natal.
Entretanto, ela só ganhou notoriedade nacional e internacional na passagem dos anos 80 para os anos 90. Em 2001, ela se tornou o maior dia de compras do ano no Estados Unidos e, a partir daí, outros países começaram a aderir a ideia de um dia de compras com descontos acima do considerado normal. No Brasil, a Black Friday começou em meados de 2010, no ambiente online, como uma cópia do dia especial de consumo dos EUA.