Inteligência Artificial

PMEs lideram adoção de inteligência artificial, diz relatório

Estudo da Pipedrive revela que 42% dos funcionários de pequenas empresas utilizam IA, superando médias e grandes empresas

Publicado em 4 de julho de 2024 às 15h02.

Última atualização em 4 de julho de 2024 às 15h04.

Tudo sobrePesquisa
Saiba mais

Pequenas e médias empresas estão à frente na adoção da inteligência artificial (IA), conforme aponta o relatório sobre o mercado de Vendas e Marketing (State of Sales and Marketing Report 2023/2024) da Pipedrive, plataforma de CRM focada em pequenas empresas. A pesquisa, conduzida em diversos países, incluindo o Brasil, destaca que 42% dos funcionários de pequenas empresas (com até 10 colaboradores) utilizam IA, enquanto esse percentual cai para 37% em empresas médias (11-100 funcionários) e 23% nas grandes empresas (mais de 100 funcionários).

Pelo quinto ano consecutivo, a Pipedrive coletou dados de vendedores, fundadores e CEOs para compilar um relatório que analisa as principais tendências que moldaram a indústria nos últimos 12 meses. Em um cenário de negócios em rápida transformação e desafios econômicos contínuos, os profissionais de vendas estão adotando novas tecnologias de IA ao mesmo tempo em que mantêm habilidades sociais e técnicas insubstituíveis – como a capacidade de se conectar, entender e responder às necessidades dos clientes.

Entre os temas abordados no relatório, estão as áreas em que as equipes de vendas estão investindo e as percepções sobre o impacto das ferramentas automatizadas nas funções gerais da equipe e no relacionamento com o cliente. O relatório também oferece análises detalhadas sobre desempenho e métodos de trabalho, digitalização em vendas, marketing e tendências gerais do setor. As novidades deste ano incluem seções dedicadas ao bem-estar no trabalho, mulheres no ambiente corporativo e diversidade de gênero e inclusão.

"Este último ano foi marcado por desafios econômicos e avanços na tecnologia de IA. Já estamos observando inovações baseadas na IA impulsionando o crescimento dos negócios com precisão e eficiência", afirma Dominic Allon, CEO da Pipedrive. "Nosso relatório mais recente de Vendas e Marketing, baseado em insights de profissionais de vendas, fundadores e CEOs, destaca a resiliência e adaptabilidade das equipes de vendas. Apesar do aumento do uso de IA, a importância dos relacionamentos humanos e outras habilidades essenciais permanece crucial na indústria”, completa.

PMEs estão na vanguarda da adoção de IA

Ferramentas de IA são usadas por um terço dos participantes da pesquisa, mas a adoção é maior entre as empresas menores, que se mostram mais interessadas em soluções que economizam tempo. Empresas maiores parecem precisar de mais tempo para integrar novas ferramentas. Segundo a pesquisa, 38% dos respondentes acreditam que a IA terá o maior impacto em seu trabalho no futuro.

Empresas de todos os tamanhos são otimistas em relação à IA

A maioria dos entrevistados (76%) está otimista sobre o papel futuro da IA em suas atividades profissionais. Preocupações sobre a IA causar demissões são mínimas, com apenas 8% expressando tais receios. Olhando para o futuro, 83% dos respondentes acreditam que a IA será relevante nos negócios, mas não substituirá áreas onde o fator humano é fundamental.

Horas extras no trabalho não resultam em melhores resultados

Em 2023, o desempenho de vendas das empresas melhorou significativamente, com 71% dos vendedores atingindo regularmente suas metas, um aumento de 19 pontos percentuais em relação a 2022. No entanto, a pesquisa revela que trabalhar horas adicionais não está relacionado a melhores resultados, já que aqueles que trabalharam mais foram 10% menos propensos a atingir suas metas.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

O estudo também aponta que as empresas do setor de vendas estão se empenhando para oferecer iniciativas de bem-estar aos seus funcionários. Entre as pequenas empresas, 79% oferecem trabalho remoto, seguidas por 78% das grandes empresas e 77% das médias empresas. Além disso, 28% dos entrevistados que têm acesso a horários flexíveis relataram uma melhoria significativa na saúde mental após a implementação do trabalho remoto.

Confira outras pesquisas sobre IA

Conheça as maiores feiras de tecnologia do mundo

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialPesquisa

Mais de Inteligência Artificial

Quando a IA se torna ferramenta de vigilância política

Namorada gerada por IA? Aplicativo quer acabar com a 'crise de solidão' no Japão

Cerca de 80% das empresas no Brasil investiram ou vão investir em IA nos próximos 12 meses

OpenAI define cinco níveis para alcançar a inteligência artificial humana

Mais na Exame