Carreira

Goldman tem recorde de inscrições para estágio, apesar das rotinas de 98h

Denúncias de rotinas insustentáveis de trabalho não assustaram os jovens e o número de inscritos chega a 236 mil

Sede do Goldman Sachs em Nova York (Brendan McDermid/Reuters)

Sede do Goldman Sachs em Nova York (Brendan McDermid/Reuters)

Os relatos sobre rotinas de trabalho que ultrapassam 90 horas semanais e as reclamações de diversas crises de Burnout feitas pelos analistas do banco americano Goldman Sachs parece não ter surtido efeito entre os jovens interessados no mercado financeiro.

Garanta o seu lugar entre as melhores do Brasil, entre no Ranking Negócios em Expansão 2022

Segundo documentos obtidos pela CNBC e pelo Business Insider, o programa anual de estágios do Goldman Sachs recebeu 236 mil inscrições e bateu o recorde de aplicações, com um salto de 17% em relação ao ano passado. Desse total, 79 mil são para vagas nos EUA.

O programa é conhecido pela sua alta competitividade. Entretanto, segundo dados da CNBC, apenas alunos de alto desempenho entre o terceiro e quarto ano da faculdade são contratados e a taxa de aprovados é de 1,5%.

Os alunos que permanecem no rigoroso e extenso programa de estágio do banco e são promovidos para analistas após dois anos da formatura, geralmente terão a sua escolha empregos consolidados em diferentes segmentos do mercado financeiro.

O programa de estágios do Goldman Sachs é considerado um dos mais tradicionais de Wall Street e uma importante qualificação profissional para os recém ingressados no mercado financeiro.

Nos EUA, os estágios começam em 6 de junho e serão totalmente presenciais, semelhante ao ano passado. O CEO do Goldman, David Solomon, está entre os maiores defensores do retorno à vida no escritório nos EUA, e o executivo costuma citar a necessidade de os trabalhadores juniores aprenderem com aqueles ao seu redor como um motivo para a obrigatoriedade do estágio presencial.

O programa permite que os estudantes atuem em suas várias operações, rotacionando entre as áreas de atuação do Goldman, de banco de investimento a negociação, gestão de ativos, pesquisa, estratégia e gestão de consumo e patrimônio.

O salário de estagiário americano no Goldman pode chegar a US$ 55 mil anuais. No Brasil, pode ultrapassar facilmente os R$ 3 mil mensais. Os dados são da plataforma de avaliação de empresas Glassdoor.

Crescente busca apesar das denúncias

Em 2021, uma mobilização de analistas do Goldman Sachs colocou em xeque as políticas de trabalho do banco e expôs as insustentáveis rotinas de trabalho que levava um analista júnior. Uma pesquisa interna mostrou que, em média, eles vão dormir às 3 da manhã, têm 5 horas de sono e trabalham 95 horas por semana.

Na pesquisa, todos os respondentes disseram que as horas de trabalho afetaram o relacionamento com familiares e amigos, 77% acreditam ter sofrido assédio no ambiente de trabalho e 75% procuraram ou consideraram procurar terapia ou outro serviço de saúde mental.

Ao dar uma nota para sua vida pessoal de um a 10, a nota média entre os analistas foi de um.

Vale dizer que os dados são relativos ao primeiro ano de trabalho desses analistas e o período base é 2021.

Após a divulgação da pesquisa interna e a crescente pressão dos funcionários, o Goldman afirmou à imprensa americana que a empresa iria trabalhar com o grupo para endereçar as preocupações e os pontos levantados pelos funcionários. A reposta imediata do banco foi aumentar o salário base dos seus analistas.

Agora, os funcionários no primeiro ano de empresa passam a receber 110 mil dólares por ano. Em seu segundo ano da empresa, passam a receber 125 mil dólares e aqueles que alcançarem um maior nível de senioridade podem ter um salário anual de 150 mil dólares. O valor do salário base dos analistas não inclui o bônus.

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:EstágiosEstresseEXAME-Academy-no-InstagramGoldman SachsMercado de trabalho

Mais de Carreira

11 frases para evitar se quiser ser um marqueteiro de sucesso

O alvo dela é o pódio das Olimpíadas 2024: a história de Ana Luiza Caetano, do tiro com arco

Olimpíadas 2024: Veja seis lições de atletas olímpicos que podem inspirar carreiras corporativas

Olimpíadas 2024: 'Meu foco e minha cabeça estão 100% em Paris', diz a ginasta Rebeca Andrade

Mais na Exame