Exame Logo

Trump avança em criação de "conselho de cripto" para avaliar reserva estratégica de bitcoin

Criação do órgão foi uma promessa feita por Donald Trump durante sua campanha e atraiu diversas empresas do setor interessadas em participar

Donald Trump: presidente eleito dos EUA vai criar conselho sobre criptomoedas (Jon Cherry/Getty Images)
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 21 de novembro de 2024 às 18h12.

A futura administração de Donald Trump avançou nesta semana nos preparativos para criar um "Conselho Consultivo sobre Criptomoedas " que vai fazer parte da estrutura do governo do próximo presidente dos Estados Unidos. De acordo com a agência Reuters, diversas empresas do setor estão interessadas em fazer parte do órgão.

Informações obtidas pela Reuters indicam que, no momento, o CEO da Coinbase Brian Armstrong e o CEO da Circle Jeremy Allaire estão entre os nomes cogitados para o órgão. As empresas Ripple e Kraken também teriam manifestado interesse em ingressar no conselho.

Veja também

Além de empresas específicas do mercado de criptomoedas, as gestoras de capital de risco Paradigm e a16z também estão entre as cogitadas para o órgão. O conselho ficará ligado ao Conselho Nacional de Economia, que tradicionalmente coordenada e implementa as políticas econômicas do presidente.

A Reuters afirma ainda que o conselho de cripto deverá trabalhar com o Congresso na criação de leis específicas para o setor e aconselhará Trump em assuntos que envolvam os ativos digitais, além de manter contato com órgãos reguladores como a SEC e a CFTC.

Reserva de bitcoin

Entretanto, a principal responsabilidade do Conselho Consultivo sobre Criptomoedas poderá ser o planejamento e implementação de uma "reserva estratégica de bitcoin". A ideia foi citada por Trump antes da eleição, mas ainda não foi confirmada por ele desde a vitória.

Em linhas gerais, a criação da reserva teria como base um uso para o bitcoin semelhante ao do ouro. O país compraria uma determinada quantia da criptomoeda e a usaria como uma reserva de valor, se protegendo de determinados riscos e eventos econômicos e ajudando a manter o valor do dólar.

A senadora republicana Cynthia Lummis afirmou recentemente que o governo de Trump vai " construir uma reserva estratégica de bitcoin". Ela é a autora de um projeto de lei que permitiria que o governo omprasse 200 mil unidades de bitcoin nos cinco anos seguintes à aprovação da proposta, resultando em uma reserva de 1 milhão de unidades do ativo.

O governo de Donald Trump também está cogitando criar um cargo de "czar" de criptomoedas, que lideraria o conselho e seria responsável por supervisionar todas as políticas sobre o tema. A equipe de Trump já estaria avaliando possíveis candidatos para o cargo, incluindo executivos da Circle e da a16z.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpCriptomoedasBitcoin

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame