Solana se destaca no mercado de NFTs com recorde em venda de R$ 6 milhões
Venda de NFT por US$1,1 milhão é um recorde para a Solana, blockchain rival da Ethereum que se destaca ao oferecer taxas de transação mais baixas que a "rival"
Coindesk
Publicado em 13 de setembro de 2021 às 10h53.
Um token não fungível ( NFT ) da coleção Degenerate Ape Academy foi vendido no blockchain da Solana neste último sábado, 11, por 5.980 unidades de SOL, o token nativo da rede Solana. O valor é equivalente à aproximadamente 1,1 milhão de dólares (5,8 milhões de reais) e fez com que a venda se tornasse a maior já realizada na plataforma, que é uma rival da rede Ethereum.
A compradora foi a Moonrock Capital, empresa europeia de assessoria e investimentos em blockchain. Não satisfeita em pagar mais de um milhão de dólares pelo NFT de um macaco zumbi com uma auréola comendo um cérebro, a empresa anunciou algumas horas depois a compra de um NFT da série CryptoPunks, também realizada no blockchain da Solana, por 1.388 SOL, ou cerca de 257 mil dólares (1,3 milhão de reais).
Enquanto o frenesi dos NFTs se deu inicialmente no blockchain Ethereum, tal popularidade causou o congestionamento da rede e fez com que as taxas se tornassem altíssimas. Como resultado, concorrentes como a Solana, que têm tráfego muito menor e oferecem custos de transação mais baixos, acabaram se destacando.
O preço do token nativo da Solana acompanhou esse movimento. O valor de mercado da moeda ultrapassou XRP e dogecoin, fazendo com que a SOL se tornasse a sexta maior criptomoeda do mundo, com um valor de 54 bilhões de dólares. XRP e dogecoin têm market cap 43,5 e 32 bilhões de dólares, respectivamente.
Há um mês, era possível comprar uma SOL por 40 dólares. Após bater recordes no início da última semana atingindo preços superiores a 200 dólares, no momento a criptomoeda é negociada por 160 dólares.
Texto traduzido e republicado com autorização daCoindesk
Siga o Future of Money nas redes: Instagram | Twitter | YouTube