Exame Logo

Pesquisas por 'bitcoin' aumentam 566% após desvalorização da lira turca

De acordo com o Google Trends, as pesquisas por 'bitcoin' explodiram após a desvalorização de 14% da moeda turca

Dinheiro da Turquia, lira turca (Murad Sezer/Reuters)
LJ

Lucas Josa

Publicado em 22 de março de 2021 às 11h11.

Última atualização em 22 de março de 2021 às 11h15.

As pesquisas do Google por bitcoin proveniente da Turquia explodiram nas últimas 24 horas, após o valor da lira turca caiu 14% após a demissão do presidente de um banco central.

De acordo com dados do Google Trends, o número de buscas por Bitcoin aumentou 566% imediatamenteapós a notícia da morte da lira.

Veja também

O valor da lira caiu 14% em uma queda repentina após que o presidente da Turquia, Erdogan, demitir o diretor do banco central do país. O ex-governador Naci Agbal foi creditado por tirar a lira de baixas históricas, em parte aumentando as taxas de juros para combater a inflação. Sua remoção abrupta chocou investidores nacionais e estrangeiros, relata a BBC News.

 

A lira turca recuperou um quinto de seu valor em relação ao dólar dos EUA desde o início de 2021. A recente queda de 14% foi provocada por preocupações de que o progresso feito por Naci Agbal pudesse ser anulado pela nomeação do novo diretor, Şahap Kavcıoğlu, um banqueiro e político que diz opor-se ao uso de altas taxas de juros para combater a inflação.

O aumento no número de pesquisas por Bitcoin entre os cidadãos turcos é um recorde histórico, representando quase o dobro do número de pesquisas registradas durante a corrida de touros de 2017-2018.

Não são apenas os cidadãos turcos que estão revendo as criptomoedas. No início de março, o Ministério do Tesouro e Finanças da Turquia anunciou que trabalharia com o banco central, em conjunto com órgãos reguladores, a fim de estabelecer diretrizes claras sobre o uso de criptografia.

“Compartilhamos as crescentes preocupações sobre criptomoedas com o resto do mundo. Os desenvolvimentos (das criptomoedas ao redor do mundo) e a condição das criptomoedas na Turquia estão sendo monitorados de perto pelo nosso ministério”, anunciou o ministério na época.

No curso "Decifrando as Criptomoedas" da EXAME Academy, Nicholas Sacchi, head de criptoativos da Exame, mergulha no universo de criptoativos, com o objetivo de desmistificar e trazer clareza sobre o funcionamento.Confira.

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedasMercado financeiroTurquia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame