Acompanhe:

Em 2023, o BTG Pactual se destacou com suas iniciativas envolvendo criptoativos e o Drex, moeda digital em desenvolvimento pelo Banco Central. Agora, em 2024 o banco de investimentos pretende manter a sua posição de liderança no setor em um cenário, segundo expectativas, ainda mais otimista.

Atualmente, uma das principais iniciativas do BTG em criptoativos é a Mynt, plataforma de negociação de mais de 30 criptomoedas, lançada em 2022. Além disso, o banco que vinha estudando a tecnologia desde 2017 também lançou em 2023 o BTG Dol, sua própria stablecoin lastreada em dólar com o objetivo de facilitar a dolarização de seus clientes.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

“O BTG começou no mercado cripto em 2017, motivado pelas provocações dos nossos clientes em relação à tecnologia. Desde então, participamos ativamente do mercado com uma série de inovações”, comentou André Portilho em entrevista à EXAME.

“Em 2019 lançamos o ReitBZ, que foi o primeiro security token emitido por um banco no mundo. Em 2021 lançamos os primeiros fundos de bitcoin geridos por um banco no Brasil. Em 2022 lançamos a Mynt, uma plataforma completa de cripto com acesso a mais de 30 criptoativos, custódia própria e conteúdo. Em janeiro de 2023, incorporamos cripto nos aplicativos do BTG Pactual, sendo um dos únicos do mundo a agregar em um só aplicativo todas as classes de ativo. Em abril do mesmo ano, lançamos o BTG Dol, a primeira stablecoin de dólares emitida por um banco no mundo”, contou Portilho.

“Toda essa inovação comprova nossa visão sobre a tecnologia cripto e o potencial do mercado brasileiro em ser um dos polos mundias do setor”, acrescentou o executivo.

Além disso, com o desenvolvimento do Drex pelo Banco Central, o BTG foi selecionado para participar do projeto piloto da plataforma multiativos que irá abrigar a moeda digital brasileira. Nos testes, avanços que podem colaborar para o seu lançamento no fim de 2024. Além do BTG, outras grandes empresas e instituições financeiras também participam do projeto, como Microsoft, Visa e Mastercard.

Expectativas do BTG para o mercado cripto em 2024

Segundo Portilho, o mercado cripto tem “boas perspectivas” para 2024. Depois de um 2023 bastante otimista com o ETF de bitcoin da BlackRock e recuperações significativas das perdas do “inverno cripto” em 2022, o setor pode se beneficiar de eventos importantes em 2024.

“O mercado de cripto tem boas perspectivas para 2024. Primeiro pelo lado macro, com um cenário melhor e com possível queda de juros nos EUA. Segundo pelo lado específico de cripto com a aprovação e lançamento dos ETFs de bitcoin e ether nos EUA que tem o potencial de não só atrair muito fluxo para cripto como também espalhar a narrativa de cripto com os investidores tradicionais”, disse Portilho à EXAME.

No lado interno do banco, principal objetivo é manter a liderança no mercado. “O BTG em 2024 vai seguir na sua liderança no mercado de cripto no Brasil, trazendo cada vez mais o mundo cripto para seus clientes. De forma segura e com toda credibilidade do BTG Pactual”, disse.

Já em relação ao Drex, as expectativas de Portilho se concentram nas aplicações da tecnologia blockchain que serão promovidas pela plataforma, o que pode colaborar para avanços na regulação e na adoção de cripto por grandes instituições.

“O Drex vai terminar seu piloto em maio de 2024 com a expectativa de ter uma visão mais clara da aplicabilidade da tecnologia em um ambiente regulado. O Bacen está com uma visão clara e avaçada da tecnologia e suas aplicações e independente do resultado final o piloto do Drex já foi um sucesso. Trouxe todo o mercado para ‘dentro’ do mundo cripto, criando um ambiente de colaboração entre o regulador e o mercado”, concluiu o executivo.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok  

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Grandes gestoras do mercado da China planejam lançar ETFs de bitcoin
Future of Money

Grandes gestoras do mercado da China planejam lançar ETFs de bitcoin

Há 8 horas

Solana está 'liderando a batalha' na área de pagamentos em blockchain, diz gestora bilionária
Future of Money

Solana está 'liderando a batalha' na área de pagamentos em blockchain, diz gestora bilionária

Há 9 horas

CVM das Filipinas proíbe Binance de operar no país após acusação de ilegalidade
Future of Money

CVM das Filipinas proíbe Binance de operar no país após acusação de ilegalidade

Há 10 horas

Stablecoin de dólar do PayPal tem queda de 38% na circulação em março
Future of Money

Stablecoin de dólar do PayPal tem queda de 38% na circulação em março

Há 11 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais