Future of Money

BlackRock solicita autorização na SEC para ETF de bitcoin nos EUA, apontam documentos

Maior gestora de ativos do mundo é otimista com criptomoedas e quer ofertar um fundo negociado em bolsa de bitcoin

A pedestrian holding a smartphone passes in front of BlackRock Inc. headquarters in New York, U.S, on Tuesday, April 13, 2021. BlackRock Inc. is scheduled to release earnings figures on April 15. Photographer: Jeenah Moon/Bloomberg (Bloomberg/Bloomberg)

A pedestrian holding a smartphone passes in front of BlackRock Inc. headquarters in New York, U.S, on Tuesday, April 13, 2021. BlackRock Inc. is scheduled to release earnings figures on April 15. Photographer: Jeenah Moon/Bloomberg (Bloomberg/Bloomberg)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 15 de junho de 2023 às 17h16.

Última atualização em 15 de junho de 2023 às 18h04.

Nesta quinta-feira, 15, a BlackRock solicitou a autorização para ofertar um fundo negociado em bolsa (ETF) de bitcoin nos Estados Unidos, conforme mostram documentos.

A BlackRock é a maior gestora de ativos do mundo, com mais de US$ 10 trilhões sob gestão. A empresa pretende usar a custódia da Coinbase para o ETF e os dados de mercado à vista da corretora para os preços.

A BlackRock e a Coinbase já atuam como parceiras para oferecer o investimento em bitcoin aos clientes da BlackRock desde agosto de 2022.

Se aprovado, o ETF será o primeiro dos Estados Unidos de bitcoin à vista. Até o momento, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) não aprovou nenhum ETF de bitcoin à vista no país, mas aprovou alguns ETFs de futuros de bitcoin.

Os fundos negociados em bolsa oferecem uma alternativa regulada e com menos risco para a exposição em criptomoedas. No Brasil, eles estrelam entre os mais rentáveis do mercado.

Anteriormente, o CEO da BlackRock, Larry Fink, que está no cargo desde 1988, destacou os benefícios dos ativos digitais e disse que nações em desenvolvimento como os EUA estão ficando para trás em inovação. Empresas cripto como a própria Coinbase estão sendo processadas pela SEC nos EUA pela oferta e negociação de valores mobiliários não registrados.

Além disso, Larry Fink também já disse que as criptomoedas são tecnologia revolucionária mesmo após a queda da FTX e que a tokenização de títulos será a próxima evolução do mercado financeiro.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasBitcoinETFsBlackRock

Mais de Future of Money

Nubank anuncia fim de compra e venda da Nucoin, criptomoeda de benefícios do banco

Futuro do Drex é tema de evento com executivos do BC e grandes bancos

Adoção de ETFs de bitcoin foi a "mais rápida da história", afirma executivo

Bitcoin bate recorde e chega a US$ 2,8 trilhões de volume negociado em 2024