Moedas digitais de bancos centrais não ameaçam as criptomoedas, diz CEO da Binance
Chanpeng Zhao avalia que a adoção de CBDCs validaria a tecnologia blockchain e geraria mais confiança entre os investidores
Cointelegraph Brasil
Publicado em 4 de novembro de 2022 às 10h58.
O CEO da exchange Binance, Changpeng Zhao, parece ter suavizado sua posição sobre as moedas digitais de banco central ( CBDCs, na sigla em inglês), argumentando em uma conferência que ele não acha que elas são uma ameaça à sua empresa ou ao setor de criptomoedas.
CZ, como o empresário é conhecido, falou sobre CBDCs e seu papel na indústria de criptomoedas durante o Web Summit em Lisboa, Portugal, na última quarta-feira, 2.
O chefe da Binance disse que as CBDCs validariam a tecnologia blockchain e criariam confiança entre aqueles que se preocupam com o segmento. Na avaliação do empresário, "quanto mais tivermos, melhor”.
Ele também acrescentou que a adoção de blockchain por parte dos governos seria vista como uma coisa boa. No entanto, Zhao observou que o blockchain não é um sinônimo para criptomoedas, que ele lembrou serem “deflacionárias”, de acordo com a Reuters.
Os comentários representaram uma suavização do discurso do empresário em comparação com sua posição anterior sobre CBDCs.
Em 2021, ele disse que as CBDCs nunca ofereceriam a mesma liberdade que criptomoedas como o bitcoin e o ether. “A maioria das moedas digitais do banco central terá muito controle associado a elas”, afirmou ele na época.
Os bancos centrais de todo o mundo estão correndo para pesquisar, testar e implantar suas CBDCs, com a China vista por alguns como a líder nessa corrida.
Há, no entanto, preocupações contínuas de que uma moeda digital programável dê aos bancos centrais um controle sem precedentes sobre quais grupos de cidadãos podem usá-la e em que podem gastá-la.
Uma CBDC vinculada a uma identidade digital poderia ser usada para reprimir dissidentes ou controlar gastos amigáveis ao carbono, de acordo com o comentarista político Peter Imanuelsen.
A Turquia é um país que planeja um lançamento de CBDC vinculado a uma identidade digital em 2023, de acordo com relatórios.
Segundo o Atlantic Council, 15 países estão atualmente testando uma moeda digital de banco central, incluindo China, Cazaquistão, Tailândia, Arábia Saudita, Suécia, África do Sul e Rússia. Outros países já implantaram uma CBDC, caso da Nigéria, Jamaica, Bahamas e oito nações insulares do Caribe.
Os Estados Unidos estão atrás do resto do mundo, já que ainda estão na fase de discussões sobre o projeto enquanto as reações a um Dólar Digital indicaram uma ampla divisão entre os norte-americanos.
Em outubro, o Fundo Monetário Internacional ( FMI ) divulgou a programabilidade como um recurso da CBDC que poderia levar à “inclusão financeira”. No entanto, alguns acreditam que a realidade pode ser o oposto.
Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas.Clique aquipara abrir sua conta.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok