Future of Money

‘Mergulho na Web3’: livro brasileiro será lançado em formato NFT com benefícios exclusivos

Projeto irá comercializar livros como NFTs e pretende oferecer conteúdo sobre blockchain, NFTs e metaverso; parte do valor arrecadado será doado para ONG carioca

 (Reprodução/Reprodução)

(Reprodução/Reprodução)

Mariana Maria Silva
Mariana Maria Silva

Repórter do Future of Money

Publicado em 27 de abril de 2023 às 20h01.

Última atualização em 26 de maio de 2023 às 15h56.

O mercado brasileiro ganhará mais um livro sobre novas tecnologias. O diferencial da vez é que, ao invés do tradicional conjunto de papeis impressos, “O primeiro mergulho no mundo da Web3: como as criptomoedas, o metaverso e os NFTs irão mudar as nossas vidas” virá no formato de token não fungível (NFT), registrado em blockchain.

Em 400 páginas, o livro busca desvendar os principais conceitos das novas tecnologias que envolvem o blockchain e a Web3, a nova fase da internet, para quem já conhece e quem ainda não sabe do que se trata poder se aprofundar no assunto.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

Segundo um comunicado de imprensa da Viden.VC, empresa de venture capital focada em Web3 que comanda o projeto, “em um futuro breve, todos estaremos inseridos na web3, em processo semelhante ao que aconteceu no começo da internet”, por isso a importância da obra, que foi escrita por João Kamradt, sócio e head de research e investimentos da Viden.VC e conta com diversos outros especialistas como coautores.

“O objetivo da obra é facilitar a assimilação de um conteúdo que ainda é muito abstrato para o usuário. Blockchain, criptoativos, NFTs, metaverso parecem muito distantes ou abstratos para o indivíduo comum, mas eles estão construindo a internet do futuro e precisamos educar o maior número de pessoas para a tecnologia do futuro”, disse João Kamradt.

Livro em NFT

O diferencial do livro é que ele será comercializado através de NFTs. Ao realizar a compra do NFT, é possível ter acesso a uma cópia do livro físico e outro digital. Assim que a compra for finalizada, segundo o comunicado, o comprador receberá as instruções para poder desbloquear o acesso. Os livros serão disponibilizados para compra a partir de 10 de maio.

Os livros tokenizados já se tornaram uma realidade em outras publicações, como “Criptoativos, Tokenização, Blockchain e Metaverso – Aspectos Filosóficos, Tecnológicos, Jurídicos e Econômicos”, publicado pela editora Revista dos Tribunais da Thomson Reuters em 2022, e "O melhor livro do ano (de acordo com crítico subornado pelo autor", tokenizado em 2021.

“O primeiro mergulho na Web3” tem código aberto, o que significa que todos poderão ver, editar e criar suas próprias versões, desde que mantenham a referência original. Todo o dinheiro obtido pelas vendas também será distribuído utilizando a tecnologia dos contratos inteligentes, e metade do lucro será enviado diretamente para a carteira da ONG Educar+, que promove a educação sobre as novas tecnologias na periferia do Rio de Janeiro.

Além do acesso ao livro, os NFTs também contam com artes criadas aleatoriamente através da combinação de elementos, que o comprador só descobrirá após o resgate.

“Os NFTs tem um design criativo, divertido e vêm carregada de significados, como se cada mergulho fosse único, trazendo autenticidade para a coleção”, comentou Bianca Brito, CSO da Viden.VC.

Anteriormente, Bianca Brito já participou do Bloco a Bloco, quadro de entrevistas do Future of Money:

yt thumbnail

Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:NFTNFTsLivros

Mais de Future of Money

Trump se apresenta como "criptopresidente" e diz que quer "bitcoin feito nos EUA"

Bitcoin dispara após divulgação do CPI: há esperanças para corte nos juros nos EUA?

Investidor bilionário diz que bitcoin está “desvalorizado” e o compara com NVIDIA, Google e Meta

Comissão Federal de Comércio dos EUA alerta para aumento de golpes românticos com criptomoedas

Mais na Exame