Future of Money

Mastercard anuncia iniciativa para "escalar e proteger" tecnologia blockchain

Projeto é descrito como um dos mais ambiciosos da gigante de meios de pagamento no espaço de ativos digitais até o momento

MasterCard tem intensificado projetos na área de criptoativos (Reprodução/Reprodução)

MasterCard tem intensificado projetos na área de criptoativos (Reprodução/Reprodução)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 29 de junho de 2023 às 13h30.

A Mastercard anunciou na quarta-feira, 28, o lançamento da Multi Token Network (MTN), um conjunto de recursos que tem como objetivo aumentar a segurança, escalabilidade e interoperabilidade de transações ligadas ao mercado de criptoativos e que usam redes blockchain. Além disso, o projeto deve facilitar a ligação com aplicativos de pagamento e comércio tradicionais.

De acordo com a gigante de pagamentos, o projeto é uma "solução sob medida para a indústria" que foi desenhada para atender quatro necessidades do setor: confiança na contraparte, confiança no ativo de pagamento digital, confiança na tecnologia e confiança na proteção do consumidor.

A MTN deve usar a Mastercard Crypto Credential, uma iniciativa lançada em abril que criou um padrão e infraestrutura de verificação para garantir a confiabilidade entre consumidores e empresas em redes blockchain. O próximo passo é permitir transferências em redes públicas usando esses padrões.

A Mastercard destacou que "tokens de pagamento estáveis, regulamentados e escaláveis são essenciais para alimentar os aplicativos de pagamento. No ano passado, testamos o uso de depósitos bancários comerciais tokenizados entre várias instituições financeiras, liquidando através de nossa rede existente. Também nos juntamos a um grupo de participantes do mercado para explorar uma plataforma de depósito tokenizada por meio de um conceito chamado Rede de Responsabilidade Regulada".

A MTN deverá "apoiar e complementar" essas iniciativas, "permitindo que tokens de pagamento regulamentados alimentem aplicativos financeiros". Já em relação à confiança na tecnologia, a gigante de pagamentos disse que "a escalabilidade das redes blockchain e a interoperabilidade entre elas são tecnologias críticas necessárias para transferências seguras de tokens e ativos".

Além disso, "a MTN se baseará em nossos anos de experiência no desenvolvimento de padrões e regras para nossa rede de cartões a fim de fornecer uma estrutura comum para uma comunidade de usuários com interesses compartilhados. Isso inclui regras claras que priorizam fortes proteções ao consumidor, estabilidade e conformidade regulatória".

Próximos passos

Raj Dhamodharan, vice-presidente executivo de Blockchain e Ativos Digitais da Mastercard, destacou que a MTN é um dos projetos "mais ambiciosos da Mastercard no espaço de ativos digitais até o momento". Ele classifica a iniciativa como uma "evolução natural que demonstra nosso compromisso em oferecer uma gama mais ampla de soluções de pagamento seguras, fáceis de acessar e sempre ativas".

"Nosso objetivo é apoiar a indústria de ativos digitais e as partes interessadas para ajudar a aumentar a confiança em seu futuro", destacou. Uma versão beta da MTN será lançada no Reino Unido no próximo trimestre, funcionando como um banco de testes para casos de uso com a tecnologia blockchain. O primeiro projeto trabalhará com depósitos bancários tokenizados.

Em entrevista exclusiva à EXAME nesta semana, o presidente da Mastercard Brasil, Marcelo Tangioni, destacou que a empresa vêm trabalhando para se adaptar às novidades trazidas pela digitalização da economia. O foco da empresa, segundo o executivo, é em oferecer um "leque aberto" de opções de pagamento para seus clientes, indo além do cartão físico tradicional.

A PLATAFORMA CRYPTO BRASILEIRA QUE ACEITA PIX NO DEPÓSITO. Invista em criptomoedas e faça seus depósitos em reais com a segurança do Pix. A Mynt tem atendimento 24 horas, todos os dias; Acredite no poder da economia digital e saia na frente. Abra sua conta com taxa zero.  

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:MasterCardBlockchainCriptoativos

Mais de Future of Money

Prefeitura do RJ anuncia parceria com ABcripto para conscientização sobre criptoativos

Blockchain Poldkadot anuncia parceria com UTFPR para reforçar aposta no Brasil

Donald Trump lançou criptomoeda própria? Rumor faz ativo disparar mais de 100%

Inteligência artificial, blockchain e mais: qual será a tecnologia dos empregos do futuro?

Mais na Exame