Future of Money

Honduras adota bitcoin como moeda legal em zona econômica especial

Após rumores, Honduras confirma a adoção do bitcoin como moeda de curso legal, mas apenas em ilha de gestão privada

Ilha caribenha chamada "Honduras Próspera" será a primeira do país a adotar o bitcoin (Valery SharifulinTASS/Getty Images)

Ilha caribenha chamada "Honduras Próspera" será a primeira do país a adotar o bitcoin (Valery SharifulinTASS/Getty Images)

Uma zona econômica especial de Honduras anunciou na última quinta-feira, 7, a adoção do bitcoin como moeda de curso legal. Até o momento, o uso da criptomoeda está limitado à região de Honduras Próspera, uma ilha na costa caribenha.

Criada em 2020, Honduras Próspera é um assentamento de gestão privada que fica na ilha de Roatán, a aproximadamente 65 quilômetros da costa norte de Honduras. A região busca proporcionar a infraestrutura necessária para se transformar em um paraíso empresarial futurista em meio às praias do caribe.

“A estrutura regulatória flexível da Próspera permite a inovação cripto e o uso do bitcoin por residentes, empresas e governos”, disse Honduras Próspera em um comunicado.

(Future of Money/Laatus/Divulgação)

Com a adoção do bitcoin como moeda de curso legal, os residentes de Honduras Próspera vão poder pagar impostos e emitir títulos utilizando a criptomoeda, como uma forma de atrair investimentos. Municípios, empresas e governos de Honduras, além da região da ilha, também vão poder emitir títulos em bitcoin.

Honduras Próspera possui seu próprio sistema político em níveis judiciais, econômicos e administrativos, ao mesmo tempo que está sujeita à lei da Zona de Emprego e Desenvolvimento Econômico de Honduras, que busca aumentar as oportunidades de investimento e emprego nas partes desabitadas do país.

“Este hub possibilita um novo modelo de desenvolvimento econômico que é localmente sustentável e globalmente integrado em uma das ilhas mais bonitas do Caribe. Roatán Próspera oferece novas oportunidades de crescimento em Honduras para empresas e indivíduos”, afirma a página oficial de Honduras Próspera.

Segundo o comunicado da última quinta-feira, 7, o investimento atraído pelo bitcoin para a região pode impulsionar ainda mais a estratégia do governo hondurenho para ocupar a ilha e transformá-la em uma referência de inovação e tecnologia. “Esta nova forma de investimento estrangeiro direto, combinada com os serviços da Próspera, pode ajudar a transformar comunidades carentes em centros de inovação e prosperidade”.

O anúncio ocorre apenas duas semanas após o surgimento de rumores de que Honduras poderia adotar o bitcoin como moeda de curso legal. Segundo informações, a presidente Xiomara Castro teria se inspirado no país vizinho El Salvador, o primeiro a adotar a criptomoeda. Castro teria dito que “El Salvador não deveria ser o único a escapar da hegemonia do dólar”. Em contrapartida, o Banco Central de Honduras chegou a emitir um comunicado oficial poucos dias depois, negando a possibilidade e afirmando que “qualquer transação realizada com estes tipos de ativos virtuais é de responsabilidade e risco de quem o faz”.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

 

 

Acompanhe tudo sobre:BitcoinBlockchainCaribeCriptoativosCriptomoedasHonduras

Mais de Future of Money

Blockchains são "resistentes a monopólios" e "tornam o mundo mais eficiente", diz líder da EY

Mineradores de bitcoin nos EUA estão lucrando mais ao parar de trabalhar

Bukele reconhece que bitcoin não teve "adoção em massa" em El Salvador

Preço do bitcoin recua, mas grandes investidores seguem acumulando a criptomoeda

Mais na Exame